quinta-feira, 26 de maio de 2011


Projeto de Ação Missionária da Aliança de Misericórdia
Acampamento para Jovens Thalita Kum




1 Qual é o título do Projeto Missionário que seu grupo propõe para o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo?
Título: Este ano, fazendo seqüência ao tema abordado no último ano, seguindo um esquema de formação, e em consonância com as Jornadas Mundiais da Juventude realizadas no passado, o tema será: "Jovens é vosso turno ser sentinelas da manhã".

2 Qual é o objetivo deste Projeto Missionário?
Objetivo: O Acampamento TK nasceu para ―despertar”, iniciar uma caminhada – é essencial que depois os jovens sejam inseridos num ambiente de ―catecumenato, numa comunidade que os acolha, sustente-os, acompanhe-os e ajude-os a viver num constante estado de graça.
Por isso, além do encontro kerigmático, o TK consiste também num caminho de formação, onde os jovens se encontram semanalmente para renovarem e fortalecerem a experiência de Deus vivida no encontro.
Para ajudar neste sentido haverão outras experiências parecidas com o TK, aprofundamentos no âmbito da fé, da afetividade e do compromisso social.
O Thalita Kum é hoje a base da ação evangelizadora da Aliança de Misericórdia, convictos de que o único capaz de preencher o vazio que o jovem sente nos tempos modernos é Jesus Cristo, doamos nossa vida, agregados a tantos outros que se unem a nós no único desejo de EVANGELIZAR PARA TRANSFORMAR, enquanto houver alguém que chora diante de suas próprias misérias.

3 Qual é o público-alvo deste Projeto Missionário? Que tipo de pessoas serão trabalhadas pelos jovens missionários?
Público-alvo: O Fascínio do TK é o fato de ser organizado e preparado inteiramente por jovens e de ser direcionado a Jovens afastados da vida da Igreja, ou que já se envolveram em maus caminhos: ―Os Jovens Evangelizam os Jovens.
Podem participar do TK também jovens que têm uma caminhada de fé, mas, sobretudo para aprender um estilo de evangelização ―além de fortalecer a própria fé.
Muitos jovens são vítimas do empobrecimento e da marginalização social, do desemprego e do subemprego, de uma educação que não responde às exigências de suas vidas, do tráfico, da guerrilha das gangues, da prostituição, do alcoolismo, de abusos sexuais. Muitos vivem adormecidos pela propaganda dos meios de comunicação social e alienados por imposições culturais e pela cultura do imediato, que tem gerado novos problemas no processo de amadurecimento afetivo dos adolescentes e dos jovens.
Por outro lado, vemos que existem jovens que não se conformam com o modelo de sociedade proposto, reagem à opressão e se sensibilizam com as fraquezas das pessoas e com a dor dos mais pobres. ―Buscam inserir-se na sociedade, repudiando a corrupção e gerando espaços de participação democráticos.

4 Qual é o perfil dos jovens missionários recomendados para este projeto?
Perfil dos jovens missionários: Todos os jovens que fazem o caminho de formação do Thalita Kum em suas respectivas cidades. Podem participar do TK também jovens que têm uma caminhada de fé, mas, sobretudo para aprender um estilo de evangelização ―além de fortalecer a própria fé.

5 Explique, com o maior detalhamento possível, as ações que serão realizadas neste Projeto Missionário.
Ações: Evangelizar os jovens é sempre um desafio que exige muito desejo de inovação e criatividade. Por isso, o encontro Thalita Kum é uma evangelização de jovens para jovens e, desde o início, tem aproximado jovens da Igreja e, acima de tudo, de Deus. É um encontro querigmático, que tem a força do anúncio no lema “Jovem levanta-te!”. Este encontro tem a duração de três dias, para impulsionar cada jovem a vivenciar o amor de Deus em sua vida através de palestras, Tha lita Kum dinâmicas e do testemunho pessoal. Após o Thalita Kum, os jovens fazem um caminho formativo através de encontros semanais e do louvor, o alimento para que a nova caminhada na Igreja seja alicerçada na espiritualidade e na formação humana. Através de pregações, dinâmicas, shows, atividades com os pobres, o Acampamento TK, enfim, é Fruto da grande paixão evangelizadora que está movendo a nossa Igreja no começo do novo milênio. É diretamente ligado às DGAE (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora) dos nossos Bispos e suas fundamentais orientações: DIÁLOGO, SERVIÇO ANÚNCIO e COMUNHÃO.
Estas quatro dimensões constituem os pilares da Formação durante o Acampamento

6 Qual será o tempo de duração deste Projeto ou Atividade Missionária?
Duração do projeto: O trabalho de formação é realizado durante todo o ano. Em Julho, entre os dias 22 à 24, uma formação que depois é continuada nos grupos e termina com a experiência da Missão Thalita Kum, que acontece nas próprias regiões. Em São Paulo, acontecerá dos dias 10 à 18 de Dezembro, no centro da cidade.

7 Qual será a preparação oferecida aos jovens missionários? Qual será o tempo empregado para esta formação? Quem dará esta formação ou capacitação? Onde serão estas formações?
Preparação oferecida: O caminho de formação do TK, foi amadurecendo ao longo dos meses e apresentado no final do ano como uma nova estrutura para todas as evangelizações da comunidade. O caminho é composto por quatro anos de formação, cada um tratando de temas específicos, visando levar o jovem a uma experiência profundíssima de conversão e fé, e um maior conhecimento da nossa igreja. Além de tudo se tornarão líderes capazes de evangelizar e formar outros líderes que também tem o dom e são chamados para esta missão.
Em 2010, iniciamos 1º ano de formação com a estrutura da formação em células. Dando prosseguimento aos anos seguintes, em quatro anos desejamos oferecer aos jovem uma formação SUSTENTÁVEL e contínua na caminhada cristã.
O sonho maior desta estrutura de formação é indicar um caminho para o reino de Deus, onde cada ano de formação se torna um ―degrau em que o jovem sobe, atingindo uma maturidade espiritual e um conhecimento religioso cada vez maior e, o mais importante, uma intimidade maior com Jesus, a fim de que ele se torne presença viva deste reino para a sociedade e se torne um evangelizador entre os homens.
Sendo assim, as formações acontecem em todos os lugares onde se formam um Grupo Thalita Kum, e a Formação é dividida em três partes:
1. Trabalho das Equipes (para os jovens do TK);
2. Louvor (aberto a todos);
3. Formação em Células (para os jovens do TK).
4. Os coordenadores precisam se encontrar duas vezes durante o mês para fazerem a avaliação geral do grupo e elaboração dos relatórios.

8 Qual será a infra-estrutura oferecida aos jovens missionários durante a execução do Projeto?
Infra-estrutura: os jovens serão hospedados no Sítio Botuquara, a Casa de Formação, A Casa de Formação Imaculada do Espírito Santo está situada em uma área de 75 mil m2 na zona
norte da cidade de São Paulo/SP, onde moram 170 homens e mulheres, celibatários e casados, que deixaram tudo para servir a Deus numa vida de consagração e integram a Comunidade de Vida, composta por 296 missionários.
Serão oferecidas refeições (café da manhã, almoço e janta). Os jovens trazem suas próprias barracas e ficam alojados pelo terreno (separados os espaços de acampamento dos homens e mulheres). Os jovens e outros participantes que não podem dormir em barracas, são alojados nas casas dos missionários.
O encontro é realizado num galpão, que cabem cerca de 2000 jovens (a média esperada para este evento).

9 Haveria algum custo financeiro para os jovens missionários?
Custo financeiro: Pensamos de cobrar uma taxa de inscrição de 10,00, devido a distância dos lugares, para os gastos do encontro.

10 Quais têm sido os frutos desta atividade missionária para o seu grupo?
Frutos desta atividade missionária: Faz parte da natureza do TK ser missionário. Está na natureza da experiência a ―AUTO-MULTIPLICAÇÃO e o dar vida a uma ―CORRENTE DE EVANGELIZAÇÃO. O TK se recebe uma só vez na vida e depois só é possível transmitir a mensagem a outros... O TK coloca o ―fogo debaixo dos pés... e não dá mais para ficar parado!
A experiência missionária, jovens evangelizando jovens, os inúmeros grupos que estão nascendo a partir do Thalita-Kum, são alguns frutos muito proveitosos que podemos dizer.
Neste ano de 2010, foram realizados mais de 100 encontros que alcançaram cerca de 5.500
jovens. Espalhados pelo Brasil, existem 37 grupos de formação, além de outros dois na Europa.
11 Quem será o responsável por este Projeto Missionário?
Responsáveis pelo projeto: Leandro Rafael e Elaine Clara, missionários da Comunidade Aliança de Misericórdia

Contatos:
Casa de Formação IES – Imaculada do Espírito Santo - SP
Rua Nilo Bruzzi, 31, Sítio Botuquara,
São Paulo – SP.
CEP 02988-080
Tel.: (11) 3943-3725/8612-9675
Leandro Rafael

Fraternidade Cenáculo:
Rua Avanhandava, 616 Bela Vista
São Paulo – SP.
CEP: 01306-000
Tel.: (11) 3237-3061/8612-9742
Elaine Clara

Nenhum comentário:

Postar um comentário