sexta-feira, 27 de maio de 2011

MISSÕES JOVENS EM SÃO PAULO NO MÊS DE JULHO


Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)
Inspirados pela XXVI Jornada Mundial da Juventude

PARTICIPE CONOSCO!

Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, (JMJ) que acontecerá de 16 a 21 de agosto, em Madrid – Espanha, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo convida você a participar de um ou mais projetos de Missão Jovem que serão realizados no mês de julho de 2011.

São várias e diferentes propostas de ações missionárias coordenadas por Pastorais, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades que integram o Setor Juventude de nossa Arquidiocese. Este projeto de Ação Missionária do Setor Juventude é um dos frutos da Oficina Arquidiocesana do I Congresso de Leigos, “Vida e Missão junto à juventude”, realizada em 26/09/2010, no Colégio São Luís. 


Em seu encontro com a juventude do Brasil, em 10 de maio de 2007, no Estádio do Pacaembu, São Paulo, o Papa Bento XVI exortou os jovens à Missão:

Meu apelo de hoje, a vós, jovens que viestes a este encontro, é que não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais de fé e da solidariedade humana”.

Faça a sua escolha e experimente a alegria de ser discípulo-missionário de Jesus Cristo na cidade de São Paulo.

A seguir, uma breve apresentação das várias propostas de Missões Jovens. O detalhamento das propostas está no Portal da Arquidiocese de São Paulo na Internet: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br ou no Blog do Setor Juventude: www.setorjuventudesp.blogspot.com. Inscreva-se já!


Breve descrição das propostas de Ações Missionárias:

1) Missionárias Seculares Scalabrinianas – “Enraizados em Cristo: caminhando ao encontro do outro, testemunhas de comunhão entre os povos”.

Missão junto aos migrantes (internos e estrangeiros) e refugiados de diferentes nacionalidades, que vivem em São Paulo, vindos em busca de trabalho ou estudo, ou por motivos de conflitos, perseguições ou desastres naturais em seus países de origem.

Duração da Missão: de 16 a 24 de julho, com a possibilidade de participar todos os dias (de 16 a 24), ou apenas nos finais de semana (16,17 / 23,24 de julho).

Local: Casa do Migrante e Centro Internacional para Jovens – Scalabrini (região central da cidade). Informações: E-mail: saopaulo@scala-mss.net – Fones: 3208-0872 / 3399-2231.

Veja o projeto detalhado



2) Comunidade Emanuel – “Noite de evangelização e misericórdia”

Após a experiência de um rico e profundo momento de oração e formação, os jovens serão convidados a sair em missão. Tradicionalmente, a Comunidade Emanuel realiza as suas evangelizações de rua, em que vamos ao encontro das pessoas que estão em trânsito pelas ruas da cidade, para uma conversa amiga e fraterna, onde escutamos e partilhamos de suas aflições, alegrias, questionamentos, etc. e também a Missão Madalena, aonde vamos ao encontro de mulheres e travestis que se encontram em situação de prostituição, também para partilhar de seus sofrimentos e rezamos com eles e por eles.

Data da Missão: 23 de julho, sábado, das 17h às 21h.

Local: Santuário São Judas Tadeu e Avenida Indianópolis (zona sul da cidade). Informações: Clerison Prudente - E-mail: csprudente@gmail.com




3) Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica – Projeto “Católicos em Missão”
Atendendo ao envio de Jesus Cristo e ao apelo da Igreja que, através do Documento de Aparecida, nos convoca a sermos “Discípulos-missionários de Jesus Cristo”, os jovens participarão de um momento anterior de oração e formação, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro do Tatuapé, Região Episcopal Belém, saindo depois em missão para residências, ruas, comércios e praças. No final haverá um show de evangelização em praça pública com música, dança, pregação da Palavra de Deus, Orações e Testemunhos.

Data da Missão: 30 de julho, das 14h às 21h20.

Local: Praça Sílvio Romero, bairro do Tatuapé (zona leste da cidade). Informações: Wescley. Fone: 7236-2536. E-mail: wescley32@hotmail.com

4) Pastoral da Juventude – Projeto “Juventude enraizada na missão de Cristo”. Lema: “Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão”.

Buscando despertar o ardor missionário da juventude, a Pastoral da Juventude convida ao conhecimento da realidade do Jardim São Francisco, bairro da zona leste de São Paulo. No sábado, 16/07, os jovens participarão de momentos de formação, partilha de experiências, Missa e Noite Cultural. No domingo, 17/07, os jovens sairão em missão pelo bairro, através de visitas a famílias desestruturadas, jovens sem perspectiva de mudanças em suas vidas e outras pessoas que estão afastadas ou que nunca participaram da comunidade.

Data da Missão: 23 e 24 de julho.

Local: Área Pastoral São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida – Setor Conquista – Região Episcopal Belém. Informações: Eder Lucena – E-mail: ederlucena@pjsp.org.br ou Carolina Fonseca – E-mail: carol@pjsp.org.br



5) Arsenal da Esperança – “Missão Floresta que Cresce: experiência de fraternidade e restituição”.

Há 15 anos, o Arsenal da Esperança recebe diariamente 1200 homens que se encontram em dificuldades, devido, na maioria das vezes, à falta de trabalho, moradia, alimentação, saúde e família. A Fraternidade da Esperança convida os jovens a transformar seu tempo, sonhos e capacidades em atos concretos de solidariedade, justiça e reconciliação, atuando em várias áreas da casa: na acolhida, bazar, biblioteca, lavanderia, participando nos momentos de oração diária e semanal, na Liturgia das Horas, com os acolhidos da casa, voluntários e amigos que querem crescer juntos, em unidade, vivendo em comunidade, com a opção de pernoitar no Arsenal, no espaço destino à acolhida dos voluntários ou em suas próprias residências, voltando ao Arsenal na parte da manhã.

Data da missão: de 11 a 23 de julho, ou a combinar.

Local: Arsenal da Esperança Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô. Informações: Lorenzo – fone: 2292-0977 – E-mail: arsenalesperanca@sermig.org.br
6) Comunidade Aliança de Misericórdia – “Acampamento para Jovens Thalita Kum”. Lema: “Jovens é vosso turno ser sentinelas da manhã”.

O Acampamento “Thalita Kum” é um encontro de evangelização de jovens para jovens e, desde o início tem aproximado muitas pessoas de Deus e da Igreja. É um encontro querigmático que tem a força do anúncio no lema: “Jovem levanta-te!”. Este encontro tem duração de três dias, ajudando os jovens a experimentarem o amor de Deus em suas vidas, através de palestras, dinâmicas e testemunhos. Depois do encontro, os jovens são convidados a participarem de uma caminhada de formação que será transformada em Missão concreta dos dias 10 a 18 de dezembro em São Paulo, em diversas atividades de evangelização.

Data do Acampamento: 22 a 24 de julho.

Local: Sítio Botuquara, na zona norte de São Paulo. Os jovens trarão as próprias barracas e ficarão alojados pelo terreno. Os jovens e outros participantes que não podem dormir em barracas são alojados nas casas dos missionários. Informações: Leandro Rafael – fone: 8612-9675 ou Elaine Clara – fone: 8612-9742. E-mail: leandromisericordia@hotmail.com



7) Comunidade Católica Shalom – “Enraizados em Cristo rumo à Nova Evangelização, anunciando o Shalom do Pai”

Esta proposta pretende levar os jovens a uma profunda experiência com a Nova Evangelização, anunciando explicitamente a Pessoa de Jesus Cristo e proporcionando aos jovens experiências práticas para saber evangelizar nas mais diversas situações apresentadas no seu cotidiano. Os jovens atingirão outros jovens, as famílias e os pobres, em três etapas:

  1. Cursos de Formação para evangelizadores, nos dias 18 e 20 de julho, das 20h às 22h, no Centro Católico Shalom – Rua Diana, 353 – Perdizes – fone: 3853-1782;

  1. Vigília de Evangelização no dia 21 de julho, colocando em prática a formação recebida;

  1. Participação no Encontro “Caia na Real” em uma casa de retiros, com manhã de lazer, refeições, tardes de aprofundamento e noite temática.

Para maiores informações: Daniela Rodrigues – fones: 6735-6325 / 8493-3559 ou João Henrique – fone: 8048-5695 ou Glória Beatriz – fone: 3853-1782.
8) Comunidade Canção Nova – Kairós para Jovens – “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)

Este projeto deseja proporcionar aos jovens e suas famílias o encontro pessoal com Jesus Cristo e uma experiência com o Espírito Santo, ensinamento cristão e doutrinário, aconselhamento, formação e conteúdos de evangelização. Pretende atingir jovens de famílias que participam ou não da Igreja. Os missionários da Canção Nova ministrarão palestras e realizando atendimentos e “workshops” Na programação constam: cânticos de louvor e animação, pregação da Palavra, adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção do Santíssimo e Santa Missa de Encerramento. Durante o evento, acontecerão 3 oficinas temáticas: Namoro – sexualidade e afetividade; Espiritualidade e Perseverança Cristã.

O evento será no dia 3 de julho, domingo, na Catedral Maronita Nossa Senhora do Líbano. Rua Tamandaré, 355 – Liberdade – São Paulo.

Maiores informações: E-mail: promocaosp@cancaonova.com – A/C: Maria das Graças Lourenço – missionária Canção Nova.

Veja o projeto detalhado


9) Missão Belém – Projeto na rua – “Os pobres são evangelizados”


A Missão Belém deseja com este projeto missionário levar a Palavra de Deus aos corações sofridos e perdidos nas ruas, proporcionando um encontro vivo e pessoal com Deus, estando junto aos irmãos, motivando-os a sair das ruas e virem para as casas da Missão Belém ou outras que proporcionem a eles uma autêntica “Restauração”.

Este projeto é destinado a jovem a partir de 18 anos que tenham disposição a partilhar em tudo a vida dos irmãos de rua. Esta missão requer passar os dias da Missão na rua, direto, sem regressar para casa nenhuma. A proposta é, inclusive, dormir junto com os irmãos de rua, em calçadas e nas praças onde eles estão.

A Missão prevê uma formação específica que acontecerá de 8/07 até 10/07 à noite, para a preparação. Na 5ª feira, 14/07, a experiência será iniciada, durante até 24/07, com o retiro querigmático “JE-SHUÁ”.

Maiores informações: Ir. Myrna Sas e Ir. Gilson Frank Reis.
Rua Nelson Cruz, 10- Belenzinho.


Veja o projeto detalhado

 
Sois os jovens da Igreja. Por isso Eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens. Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor, encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos com plena possibilidade de realizar-se. Que também eles e elas descubram os caminhos seguros dos mandamentos e por eles cheguem até Deus”.
(Papa Bento XVI. Mensagem aos Jovens no Estádio do Pacaembu. São Paulo, 10/05/2007).


Maiores informações:
Setor Juventude da Arquidiocese da Arquidiocese de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário