quinta-feira, 26 de maio de 2011


MISSIONÁRIAS SECULARES SCALABRINIANAS
Centro Internacional para Jovens – Scalabrini (CIJ-S)

Projeto de Ação Missionária – Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo
Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)

Introdução

A finalidade do Centro Internacional (CIJ-S) é uma formação cristã aberta a todos e, ao mesmo tempo, específica, isto é, em favor da acolhida de cada pessoa, nos vários ambientes, em sua diversidade e condição social mais desfavorável. Uma formação que deseja contribuir para o crescimento da dimensão católica, isto é, universal de nossa fé. Essa dimensão pertence ao DNA da Igreja – que nasceu em Pentecostes – mas é preciso que abra caminho nas pequenas coisas, no cotidiano dos ambientes, onde as diversidades se encontram, mas também se chocam.

Um laboratório experimental.
O Centro (CIJ-S) é também a casa de nossa comunidade de Missionárias Seculares Scalabrinianas. Aqui em São Paulo, como os outros Centros presentes na Europa e na América Latina, é um laboratório experimental que interpela, antes de tudo, nós missionárias, que somos de várias nacionalidades, e que se alarga aos jovens e adultos. Se o projeto de Deus é um projeto de comunhão, então, o Centro só pode ser um laboratório de novas relações onde se aprende:
- a escutar e estimar vozes de outras culturas, mentalidades e religiões;
- a colher o sentido positivo e enriquecedor do migrar e da convivência entre as diversidades e as culturas;
- a descobrir a emigração como ícone de nosso viver: somos todos migrantes a caminho à procura de nossa identidade mais verdadeira, a identidade de filhos de Deus; à procura de uma terra hospitaleira, que não é somente geográfica, mas, sobretudo, terra de relações;
- a viver relações novas, onde o outro, o pobre, o estrangeiro, o migrante é acolhido e reconhecido como mistério precioso que interpela nosso modo de viver, pensar, relacionar-nos, e nos dilata a uma acolhida e a um amor sempre mais gratuito para com todos, à acolhida de Deus, que sempre vem um pouco como estrangeiro em nossa vida e história e em Jesus diz: “Era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35).

Certamente, para viver essas relações novas entre nós, é importante ter viva, através de uma formação cristã específica, a consciência de nossa identidade mais profunda: a identidade de filhos de Deus, e a consciência que todos nos pertencemos, como membros diferentes de um único Corpo, pois, em Cristo, já fomos acolhidos e recolhidos em uma comunhão universal. A ótica da espiritualidade scalabriniana nos ajuda a ter sempre focalizado o ponto de partida, isto é, a Eucaristia, que edifica a Igreja e nutre a comunhão entre as diversidades, porque nos dá acesso ao mesmo amor universal de Cristo morto e ressuscitado para todos, até para seus inimigos. A formação tem a finalidade de favorecer a unidade entre fé e vida, isto é, que a Eucaristia possa continuar em nossa vida cotidiana e de todos os cristãos como partilha, serviço, acolhida, perdão, etc.

Três aspectos caracterizam os encontros no Centro Internacional:
  • encontro direto com migrantes e refugiados
Milhões de pessoas no mundo são forçadas a deixar o seu país. Pessoas que, muitas vezes, colocam em risco sua vida para um futuro melhor não só para si, mas também para sua família, seu grupo étnico, seu país.
Segundo a visão de fé que J. B. Scalabrini tinha das migrações, pode-se dizer que essa realidade é como uma lente de aumento, que não só evidencia os dramas, os conflitos e as dificuldades de convivência entre diversidades que existem no mundo, mas também deixa transparecer as possibilidades de encontro, de diálogo, de comunhão escondidas, mas já presentes e atuantes no mundo.
Os encontros no Centro compreendem a visita aos lugares onde vivem os migrantes internos e estrangeiros; ou convidamos amigos que viveram a emigração ou o exílio, para comunicar aos jovens sua experiência de risco e de fé à procura de um futuro melhor.

  • comunhão dos bens
Inspirada na vida dos primeiros cristãos (cf. Atos dos Apóstolos 2,42-45), como sinal de partilha e de corresponsabilidade. Para a participação aos encontros não é pedida uma taxa fixa para sustentar as despesas: cada um dá livremente aquilo que pode e considera necessário. Isso pode contribuir a difundir a lógica da partilha, a lógica eucarística. A comunhão dos bens em nível material, de fato, é sinal de uma partilha mais profunda em nível de vida e de fé; por meio de aprofundamentos, busca, interpretação teológica da realidade migratória, encontros pessoais e troca nos grupos e celebração da Eucaristia, corpo dado e sangue derramado, que nos atrai em sua dinâmica de amor e de dom até dar gratuitamente a própria vida para o projeto de Deus para o mundo.

  • internacionalidade
Vivida como chance de antecipar já no hoje o futuro rumo ao qual caminhar: uma comunhão nas diversidades. Em nossas sociedades a diversidade, às vezes, é olhada com suspeita, como um acidente de percurso, como um dado de fato que, infelizmente, deve ser levado em conta, deve ser pacientemente suportada em nome de uma convivência pacífica, mas que, logo que possível, deve ser superada em vista da unidade. Em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, ao invés, unidade e diversidade são co-originárias. Essa verdade ainda não revolucionou nossa mentalidade, o modo de conceber a experiência da comunhão nas diversidades.

Essas propostas formativas querem ser uma contribuição complementar para a Igreja local, uma contribuição para a sociedade em geral, que é atravessada pelo medo em relação a quem é migrante, pobre, estrangeiro e precisa do dinamismo transformador dos jovens e dos migrantes; eles são unidos pela busca de um futuro melhor, de novas relações mais humanas, de um sentido a dar à vida.
Projeto de Ação Missionária das Missionárias Seculares Scalabrinianas
Centro Internacional para Jovens – Scalabrini (CIJ-S)

1 Qual é o título do Projeto Missionário que seu grupo propõe para o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo?
Título: Enraizados em Cristo: caminhando ao encontro do outro,
testemunhas de comunhão entre os povos.

2 Qual é o objetivo deste Projeto Missionário?
Objetivo: viver um laboratório de relações novas entre as diversidades, para ser fermento de comunhão em todos os ambientes, vivendo o movimento do êxodo, como os migrantes, saindo de si e indo ao encontro do outro. A partir da vida de Cristo, descobrir-se parte do Corpo da humanidade, da Igreja, em comunhão com tantos jovens no mundo inteiro, de tantos países e culturas diferentes.

3 Qual é o público-alvo deste Projeto Missionário? Que tipo de pessoas serão trabalhadas pelos jovens missionários?
Público-alvo: migrantes e refugiados de diferentes nacionalidades, que vivem em São Paulo, vindos em busca de trabalho ou estudo, ou a motivo de conflitos, perseguições, desastres naturais em seus países de origem.

4 Qual é o perfil dos jovens missionários recomendados para este projeto?
Perfil dos jovens missionários: de 16 a 28 anos, ambos os gêneros; abertos e disponíveis ao encontro com pessoas de origens, nacionalidades e culturas diferentes e desejam comprometer-se para uma cultura da acolhida e do diálogo, para um mundo mais justo e hospitaleiro para todos.

5 Explique, com o maior detalhamento possível, as ações que serão realizadas neste Projeto Missionário.
Ações: Encontros entre jovens e migrantes (internos e estrangeiros) e refugiados.
Os encontros serão realizados nas residências dos migrantes, nos lugares de trabalho e/ou alojamentos, por exemplo, na Casa do Migrante (dos Missionários Scalabrinianos) e no CIJ-S, com partilha de vida entre jovens e migrantes. Os jovens estarão disponíveis a colocar-se a serviço dos migrantes conforme as necessidades encontradas.
As visitas serão precedidas por aprofundamentos, interpretação sociológica e teológica da realidade migratória. Após as visitas, haverá reflexão sobre a experiência e troca nos grupos.
Os momentos de oração e celebração da Eucaristia serão fundamentais para acompanhar em profundidade, com fé e esperança, as pessoas e situações encontradas.
Encerramento das atividades com um momento de festa com os migrantes encontrados e os jovens do Projeto Missionário, com música em várias línguas e confraternização.

6 Qual será o tempo de duração deste Projeto ou Atividade Missionária?
Duração do projeto: de 16 a 24 de julho de 2011, com a possibilidade de participar todos os dias (de 16 a 24), ou apenas nos finais de semana (16, 17, 23 e 24). Nesses dias, para os encontros, a reflexão, a partilha, a oração, a alimentação e o pernoitamento, os participantes ficarão no CIJ-S.

7 Qual será a preparação oferecida aos jovens missionários? Qual será o tempo empregado para esta formação? Quem dará esta formação ou capacitação? Onde serão estas formações?
Preparação oferecida: encontros de formação, uma vez por mês, nas tardes do terceiro domingo, a partir de fevereiro de 2011. Os encontros fazem parte do calendário de atividades do Centro Internacional (CIJ-S) conforme as seguintes propostas que o Centro oferece para os jovens:
- O Centro Internacional é aberto a jovens (16-28 anos) que, individualmente ou como grupo (paróquias, escolas, universidades) fazem a escolha de conhecer esse laboratório experimental de relações.
Modalidades de encontro:
- encontros mensais (uma tarde): para contribuir para uma cultura de paz, para uma convivência aberta e acolhedora de todas as diversidades:
- finais de semana ou encontros de mais dias em vários momentos do ano (por exemplo, Campo de Carnaval, ou durante as férias escolares de julho)
Aprofundamos temas ligados à fé cristã, às migrações, ao diálogo e à convivência entre pessoas de culturas, etnias e religiões diferentes. Vivemos momentos de oração e adoração eucarística.
A formação será dada pelas Missionárias Seculares Scalabrinianas, no CIJ-S

Calendário de atividades do CIJ-S:
20 de fevereiro
de 5 a 8 de março – Campo de Carnaval
10 de abril
15 de maio
19 de junho

8 Qual será a infra-estrutura oferecida aos jovens missionários durante a execução do Projeto?
Infra-estrutura: os jovens serão hospedados no Centro Internacional para jovens – Scalabrini CIJ-S (com alimentação e pernoitamento para 20 jovens).

9 Haveria algum custo financeiro para os jovens missionários?
Custo financeiro: o estilo dos encontros do CIJ-S é a comunhão dos bens, como viviam as primeiras comunidades cristãs: “ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum” (At 4,32). Cada encontro se realiza com aquilo que os jovens desejam colocar em comum: esse é só um reflexo da comunhão mais profunda, recebida de Deus e que se deseja compartilhar com os outros. Dessa forma, os encontros se sustentam com a contribuição livre e criativa de cada um, sinal de solidariedade e de esperança para a humanidade.

10 Quais têm sido os frutos desta atividade missionária para o seu grupo?
Frutos desta atividade missionária:
A formação que se vive no laboratório de diversidades do CIJ-S produz os seguintes frutos:


  • os jovens se abrem à experiência que Deus é comunhão na diversidade como Pai, Filho e Espírito santo; abrem-se à acolhida do outro, pobre, migrante e estrangeiro, percebendo e superando preconceitos e barreiras; abrem-se à consciência de serem membros ligados ao corpo da Igreja;
  • os jovens descobrem e assumem, de vários modos, a realidade dos migrantes (“era estrangeiro, e me acolheste” Mt 25,35): escolhendo temas de trabalho de conclusão de curso ou dissertação relacionados aos migrantes; sensibilizando e promovendo ações de voluntariado, em seu contexto de vida, em favor de migrantes; escolhendo uma família de migrantes para acompanhar, inclusive com apoio financeiro; despertando-se para a atenção e acolhida ao diferente, ao estrangeiro, ao excluído, com um novo olhar e novas atitudes, com testemunhos nos ambientes de vida, trabalho e estudo, como o sal e fermento; jovens estudantes estrangeiros descobriram nos encontros de formação uma família alargada e chaves de uma espiritualidade para uma leitura e interpretação da sua própria vida;
  • discernimento para uma escolha de vida, como cristãos nos vários estados de vida;

11 Quem será o responsável por este Projeto Missionário?
Responsáveis pelo projeto: Nuccia Bernini e Elaine Cristina Camillo da Silva, Missionárias Seculares Scalabrinianas.

Missionárias Seculares Scalabrinianas
Centro Internacional para Jovens – Scalabrini
Rua Jenner, 89
3208-0872 / 3399-2231
saopaulo@scala-mss.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário