quinta-feira, 26 de maio de 2011


Comunidade Emanuel
Setor Juventude – Arquidiocese de São Paulo

Noite de evangelização e misericórdia
23 de julho de 2011

A Comunidade Emanuel quer apresentar a toda a juventude da Igreja de São Paulo sua atividade missionária chamada “NOITE DE EVANGELIZAÇÃO E MISERICÓRDIA”.
Objetivo:
A “Noite de evangelização e misericórdia” quer despertar no coração dos cristãos católicos, em especial os jovens, quatro importantes realidades, que dão pleno sentido à vida e à vocação cristãs:
1) a Oração; através do louvor e da adoração eucarística (Jo 4,24);
2) a Formação; que nos conscientiza de que, como seguidores de Jesus, somos agentes principais do anúncio do evangelho (Mt, 28,19);
3) a Missão; ir ao encontro daqueles que ainda estão longe da vida em abundância prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 10,10).
4) Partilha da missão
Público alvo:
Após a experiência de um rico e profundo momento de oração e de formação, os jovens serão convidados a sair em missão. Tradicionalmente, a Comunidade Emanuel realiza as suas evangelizações de rua, em que vamos ao encontro das pessoas que estão em trânsito pelas ruas da cidade, para uma conversa amigável e fraterna, onde escutamos e partilhamos de suas aflições, alegrias, questionamentos, etc., e também a Missão Madalena, aonde vamos ao encontro de mulheres e travestis que se encontram em situação de prostituição, também para partilhar de seus sofrimentos e rezamos com eles e por eles.
Perfil dos jovens missionários:
Todos os jovens acima dos 18 anos, rapazes ou moças, dinâmicos ou não tão dinâmicos, mas dispostos a colaborar de uma forma ou de outra, no anúncio ou na acolhida daqueles que serão o público alvo da nossa missão.
Detalhes da missão:
No início, os jovens serão convidados a louvar a Deus, agradecendo pelo dom da vida e da fé. Logo em seguida, será proposta uma adoração silenciosa.
Em seguida, uma breve formação, tendo como tema principal a missão dos jovens cristãos no mundo.
E por último, o convite para o “sair de si”, sair do nosso individualismo e comodismo para ir ao encontro de Jesus presente no “outro”. Neste momento, um grupo de música ficará do lado de fora da Igreja, louvando e cantando, enquanto alguns jovens missionários se aproximam dos “curiosos” que param, e outros vão até ao encontro de mulheres e travestis que se encontram nas ruas próximas à Igreja.
Dentro da Igreja o Santíssimo estará exposto. Os jovens missionários convidarão as pessoas que passam nas ruas para entrar na Igreja e fazer um breve momento de oração. Uma cesta para pedidos de oração e outra com passagens bíblicas estarão dispostas na frente do altar. Providenciaremos um sacerdote para confissões.
Infra-estrutura:
Reuniremos-nos nas dependências da Igreja de São Judas Tadeu, a partir das 17h00’ do dia 23 de julho de 2011. Não haverá custos financeiros, apenas solicitamos que cada um traga um lanche para partilharmos e algumas rosas, para distribuirmos para as mulheres em situação de prostituição com as quais nos encontraremos. A previsão de t’rmino é por volta das 21h00’.
Frutos da missão:
No decorrer dos últimos dois anos temos realizado a missão madalena a cada dois meses. Ainda não temos notícias de mulheres que, atingidas pela nossa missão, tenham decidido seguir por outro caminho que não o da prostituição. A Comunidade Emanuel não tem estrutura para acolhê-las ou auxiliá-las num projeto de mudança de vida. O que fazemos no momento é ir ao encontro delas, na certeza de que, se somos fiéis no pouco, Deus nos confiará mais. Estamos em contato com outros grupos que realizam um trabalho de acolhida de mulheres em situação de prostituição, para juntos com eles trabalharmos de forma mais efetiva para ajudar essas mulheres. Muitos jovens que participaram desta missão se sentiram tocados com a realidade da prostituição em nossa cidade e foram capazes de deixar de lado seus preconceitos e comodismo, assumindo uma postura mais missionária e evangelizadora.
Responsável:
Clerison Prudente, membro da Comunidade Emanuel, será responsável por este projeto e estará em contato com os jovens que desejem participar desta noite de evangelização e missão. Seu contato é csprudente@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário