quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vem comigo à Missa no Domingo?

Artigo do Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo
Publicado em O SÃO PAULO, ed. de 5.06.2012

Na festa de Corpus Christi, levamos a Eucaristia para as ruas e praças com aclamações de fé e alegria, porque “Ele está no meio de nós”; e caminhamos com Cristo, pedindo que abençoe nossa vida cotidiana nas casas, ruas e lugares de trabalho e encontro com outras pessoas e nos âmbitos de nossas responsabilidades sociais. É uma manifestação pública da fé católica no Mistério da Eucaristia, precioso dom que Jesus deixou à sua Igreja e à humanidade toda.
A celebração de Corpus Christi remete à celebração da Eucaristia, sobretudo da Eucaristia dominical. Domingo é dia de Missa, de encontro com Cristo ressuscitado e com os irmãos na fé. Na celebração da Eucaristia, realimentamos nossa fé, esperança e caridade, ouvimos e acolhemos a Palavra de Deus e comungamos o Corpo de Cristo, Pão para a vida do mundo. E assim também fortalecemos nossos laços de fraternidade com os irmãos e nosso senso de participação na grande comunidade da Igreja, que celebra a mesma Eucaristia em todas as outras comunidades do mundo. Um único é o Deus e Pai, que adoramos; um é o Senhor e Salvador, que nos chama e conduz a Deus; um e o mesmo é o Espírito Santo, que nos faz família de Deus, na profissão da única fé e na mesma caridade.



A Missa é a celebração dos mistérios mais profundos e basilares da nossa fé; e também, o ato eclesial que melhor manifesta e torna visível a Igreja. Pena que isso ainda seja tão pouco compreendido e valorizado; de fato, a média de participação na Missa dominical é muito baixa. A prática da Missa dominical sempre foi e continua sendo importante e imprescindível para a vivência da fé católica. Talvez, isso não seja acentuado suficientemente na Catequese e na pregação. A participação na Missa dominical segue sendo um dever para todos os católicos que têm a possibilidade de fazê-lo; mas, bem mais que um dever, é um privilégio e motivo de grande satisfação para todos. Quando chega o Domingo, deveríamos sentir grande alegria, porque temos a ocasião de “ir à casa do Senhor” e de celebrar a Eucaristia em comunidade.


Temos a necessidade de uma retomada da Missa dominical, de reencontrar as motivações belas e grandes para participar dela, conhecendo seu significado e seu valor; os pais podem fazer isso com os filhos, desde a mais tenra idade, levando-os à Missa e explicando-lhes o que isso significa; não é correto deixar os filhos pequenos em casa, sem levá-los à igreja aos domingos; eles aprendem com o exemplo dos adultos, sobretudo dos pais e avós. Nem está correta a ideia de que a celebração da Eucaristia seja destinada apenas àqueles que já alcançaram a maturidade da fé, quase um prêmio ao mérito. Pelo contrário, todos precisam da Eucaristia para se fortalecerem na fé, na esperança e na caridade; o Pão da Vida nos fortalece, para não desfalecermos no caminho e para crescermos em santidade.


A nova evangelização passa por uma revalorização da Missa dominical; ela é o principal momento de expressão e cultivo da fé, durante a semana. Isso vale para os que já vivem o caminho da fé e para aqueles que ainda estão sendo introduzidos nele. A iniciação à vida cristã leva à Eucaristia e, dela, tira sua força, para progredir pela vida afora. Só cultivando um profundo encontro com Cristo e com Deus, em coerência com a nossa fé, é que nos tornamos discípulos missionários de Jesus Cristo.


Vamos melhorar a participação na Missa dominical? Não será difícil se cada católico tiver a preocupação, não apenas de ir à Missa, mas também de convidar outros a participarem dela, sobretudo os familiares, parentes e amigos. Não custa convidar; muitas pessoas podem estar esperando por esse convite...



@DomOdiloScherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário