sexta-feira, 29 de junho de 2012

Projeto de Ação Missionária - Jovens por um Mundo Unido - Movimento dos Focolares





Movimento dos Focolares 
Jovens por um Mundo Unido
Projeto de Ação Missionária – Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo
Semana Mundo Unido 
“Pai, que todos sejam uma coisa só” (Jo 17,21)
De 23 a 26 de julho de 2012


Introdução


A espiritualidade expressa por Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares) foi muito  cedo definida uma espiritualidade “coletiva”, ou melhor, “comunitária”, isto é, em vista da unidade, do “que todos sejam um” (Jo 17,21). Todos os que vivem esse ideal partem da premissa de que a “mútua e continua caridade que torna possível a unidade e traz a presença de Jesus na coletividade, e é, para as pessoas que fazem parte da Obra de Maria, a base de suas vidas em todos os seus aspectos: é a norma das normas, a premissa de qualquer outra regra".
Deste modo, a nota principal da Obra de Maria ou Movimento dos Focolares parte da experiência de tencionar a fraternidade universal, ou traduzindo em termos do Evangelho: a Unidade, através do ágape, da caridade cristã.
Essa espiritualidade se originou na década de quarenta, durante a Segunda Guerra Mundial, quando Chiara Lubich e suas primeiras companheiras, em Trento (Itália) leniram feridas físicas e morais, deram o necessário aos pobres, recompuseram famílias e acolheram os “últimos”  e os marginalizados da sociedade, doando-lhes escuta e solidariedade através da vivência do Evangelho. 
Inicia uma nova corrente de espiritualidade baseada no amor evangélico, que suscitou um movimento de renovação espiritual e social: a espiritualidade da unidade, nitidamente comunitária.
Ela gera um estilo de vida que, inspirando-se no Evangelho - sem se descuidar, pelo contrário, evidenciando valores paralelos em outras crenças e culturas  - responde ao tão difundido questionamento sobre o sentido da Vida e sua autenticidade, e contribui para a realização da paz e da unidade no mundo. Caem preconceitos e as sementes de verdade e de amor inerentes às diversas culturas tornam-se riqueza recíproca. Abrem-se novos horizontes nos diversos âmbitos da sociedade: cultura, política, economia, arte.


Para ler tudo o projeto inteiro precisa baixar o arquivo PDF aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário