sábado, 2 de junho de 2012

Missão Jovem Arquidiocesana da PJ 29 e 30/09/2012


O projeto Missão Jovem da PJ considera a necessidade de conhecer os jovens da nossa Arquidiocese e a realidade na qual os mesmos estão inseridos, acontece a cada ano em uma Região Episcopal; por meio de visitas às famílias e ao final Celebração Eucarística com missionários e famílias. Os jovens ficaram hospedados nas casas das famílias da Comunidade onde acontecerá a missão.


Iluminados pelo Documento de Aparecida que convoca todo o Povo de Deus, presente na  América Latina e Caribe a ser discípulo missionário de Jesus Cristo, queremos responder sim ao chamado e ser Sal da terra e Luz do mundo, em busca da construção da civilização do amor, porque o amor de Cristo é que nos impulsiona (II Cor 5). Realizaremos a Missão Jovem no Setor Conquista da Região Episcopal Belém que está localizado na Zona Leste de São Paulo, que nasceu da ocupação da terra pela população desfavorecida frente às injustiças sociais e a desigualdade na distribuição da terra. Esse movimento foi fortalecido pela formação das Comunidades Eclesiais de Base. Nessa região concentra-se grande quantidade de migrantes oriundos da região nordeste e imigrantes bolivianos. Assim destaca-se pela diversidade das juventudes inseridas nesse contexto politico, social e cultural. É também marcada pelo processo de urbanização irregular, composta em sua maioria por moradias populares em condições precárias de saneamento básico. Diante das situações de vulnerabilidade social, a presença do crime organizado e do trafico/uso de drogas, assim como a violência das ações policiais, tem-se um quadro gritante de homicídios, sendo as principais vitimas os jovens.


Apesar desta realidade, o Setor Conquista apresenta grandes sinais de esperança, fazendo evidenciar a beleza da criação de Deus, como o Morro do Cruzeiro, que apesar da devastação ambiental, é uma das poucas áreas verdes encontradas nesse pequeno pedaço da grandiosa e urbana cidade de São Paulo.


Jovem você é convidado a nesta realidade ser sal e luz, participe conosco!


Maiores informações no site da PJ: http://site.pjsp.org.br/


Referência: Rodrigo rodrigo_conquista@pjsp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário