sábado, 15 de setembro de 2012

Arsenal realiza 2º vigília de leitura contínua da Palavra


Na madrugada de terça-feira, 11, para quarta-feira, 12, a Fraternidade da Esperança promoveu a 2ª Vigília de Leitura Contínua da Palavra. "No meu primeiro livro, ó Teófilo, tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou... (Atos 1)". Às 20h30, com os primeiros versículos de Atos dos Apóstolos, dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, deu início à leitura contínua que se estendeu até às 6h da manhã, quando, terminada a leitura da Carta aos Efésios, houve celebração da missa presidida por dom Edmar Peron.

Foi uma vigília de quase 10 horas de leitura atenta da Palavra, ritmada por breves espaços musicais. Logo depois de dom Odilo, leram dom Mathias Tolentino, abade do Mosteiro de São Bento, Ernesto Olivero, fundador do SERMIG-Fraternidade da Esperança e Mauro Marsili, cônsul-geral da Itália em São Paulo. 120 pessoas de diferentes realidades se alternaram, noite adentro, na proclamação da Palavra.



Percorrendo as fotos, é bonito observar os rostos dos leitores. Algo mais difícil é descrever as emoções de cada participante e o grande silêncio que não foi quebrado nem para aplaudir as palavras de abertura do cardeal e de Ernesto Olivero. Depois do hino inicial, cantado pelos monges do Mosteiro de São Bento, até à leitura da última palavra de Efésios, houve realmente um clima de muito recolhimento, favorecido, também, pela ambientação preparada pela Fraternidade da Esperança junto com um grupo de acolhidos e voluntários da casa.




Na entrada, um painel decorado por centenas de folhas preenchidas com textos da Palavra escritos à mão, exibia uma grande escrita em vermelho: "Maria mãe dos jovens", acompanhada pelo texto da oração que carrega o mesmo nome: "Maria, é dos jovens que nasce o futuro. São os jovens que podem colher e tornar presente no mundo de hoje, tudo que o passado tem de bom. Nos jovens estão as sementes da santidade, da criatividade e da coragem. Maria Mãe dos Jovens, cobre-os com o teu manto, defende-os e protege-os do mal. Confia-os ao teu Filho Jesus, enviando-os como mensageiros de esperança ao mundo todo".





O painel conduzia o olhar para uma reprodução do ícone russo da "Mãe de Deus das Três Mãos", a imagem que, recentemente, a Fraternidade da Esperança escolheu como "rosto" da Nossa Senhora invocada, há anos, sob o nome de "Mãe dos Jovens". No meio do salão, uma réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, recordava a passagem da versão original no Arsenal, em setembro do ano passado. Uma grande bandeira do Brasil, esticada e fixada ao teto, lembrava a caminhada de preparação para à Jornada Mundial da Juventude Rio-2013. No fundo do salão, o pequeno ambão e, por detrás, imagens bíblicas projetadas.
O cardeal Carlo Maria Martini, numa passagem da sua última entrevista, dada algumas semanas antes de falecer, disse que: "A Palavra de Deus é simples e busca como companheiro um coração que escute"... Na madrugada do dia 11 de setembro, em pleno Mês da Bíblia, no Arsenal da Esperança, tentamos simplesmente fazer isso: escutar, para que a Palavra escrita, página após página, caísse dentro, ressoasse em cada pessoa, com toda sua vitalidade e atualidade. 

Texto de Simone Bernardi 
Foto de Lorenzo Nacheli

Simone Bernardi e Lorenzo Nacheli fazem parte da Fraternidade da Esperança são coordenadores do Arsenal da Esperança


Pode encontrar outras imagens da Vigília no facebook do Arsenal da Esperança www.facebook.com/arsenaldaesperanca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário