Local: Centro Pastoral São José - Região Belém
Pauta da reunião:
1. Oração
2. Avaliação do Retiro Espiritual – 10 de março
3. Celebração de Pentecostes
4. Ação missionária envolvendo a juventude – julho
5. Corpus Christi
6. Semana Missionária (Pré-jornada)
7. DNJ
8. Outros...
9. Oração final
A reunião foi iniciada por uma oração conduzida pelo Pe. Renato Cangianelli. Em seguida, fizemos uma apresentação dos presentes. Dom Tarcísio abriu a reunião, apresentando a pauta.
Para conhecer os conteúdos pode acessar o post.
Participaram da reunião:
Dom Tarcísio Scaramussa, sdb – Bispo Referencial do SEJUSP; Emanuele – Santuário São Judas Tadeu e Movimento Dehoniano Juvenil (MDJ); Tiago Cabral, Gabriela Santos e José Carlos (Canto de Maria); Pe. Renato Cangianelli (Região Sé); Assunta Moreira (Emaús); Marcos Oliveira (Cristodance); Pe. Roberto Laufer (Cavanis); Ir. Maria de Fátima Uchôa (Irmãs Apostolinas); Oscar Vinícius (Congregação das Servas do Espírito Santo); Fr. Janício (Jovens- Ágape); Paloma Almeida e Bruno Mello(Ministério Eucarístico); Orlando Júnior (Canção Nova); Anderson Bueno (Pastoral da Juventude – PJ); Márcio Falcão (Paróquia Santa Terezinha – Região Santana);Fernando Baptista (Comunidade Mensagem de Paz); Daniela e Fernanda (Comunidade Shalom); Pe. Fausto Marinho (Região Belém); Vanuza Velasco (Comunidade Anjos da Vida e Equipe de Animação do SEJUSP); Elaine Cristiana (PJ e Equipe de Animação SEJUSP); Luciano Ferreira (Equipe de Animação SEJUSP); Lorenzo Nacheli(Arsenal da Esperança e Equipe de Animação SEJUSP); Wescley Tamirana (Ministério Jovem-RCC e Equipe de Animação); Pe. José Roberto Pereira (Assessor Eclesiástico – RCC); Nei Sá (Secretário-executivo do SEJUSP).
Ausências justificadas: Valesca Montenegro (Focolares); João e Patrícia (Aliança de Misericórdia e Equipe de Animação); Kamila Gomes (Equipe de Animação).
1. Avaliação do Retiro Espiritual do Setor Juventude – realizado em 10 de março – Instituto Pio XI
Algumas colocações:
- Foi um momento gostoso enquanto Setor Juventude, de vivência, reflexão de Dom Tarcísio foi muito boa... Poderia ter mais jovens participando das, partilha de carismas das pastorais, movimentos, novas comunidades. (Elaine - PJ).
-Os jovens da Comunidade Anjos da Vida gostaram muito do Retiro. Senti falta de mais dinâmicas, interação entre os grupos, faltam oportunidades para partilha para integrar os grupos. (Vanuza Velasco)
- Por ser um dia só, o aprofundamento do tema era o que precisava ser feito. O tempo foi intenso e proveitoso... Momento de Dom Tarcísio muito proveitoso. (Vinícius).
- O local, Instituto Pio XI é muito bom, mas a sala que utilizamos ficou meio apertada... Uma sala maior teria sido melhor. (José Carlos - Canto de Maria).
- Gostei muito, grupo animado, senti uma sintonia grande entre todos e a proposta era retiro. (Ir. Fátima)
- A RCC veio com 17 jovens – eles gostaram muito, a formação foi ótima, tema do Dia Mundial da Juventude... Alegria também nos momentos de sofrimentos, nas dificuldades... A alegria vem do encontro com Jesus Cristo. Lectio Divina foi bem, momento de escuta também foi importante etc. (Wescley – RCC)
- Mesmo com outros grupos presentes na casa, nosso grupo viveu sua oração pessoal. (Vanuza)
- O fato de ser um dia foi muito bom, se fossem dois dias seria mais difícil a participação. Eu mesmo que sou casado e tenho filho não poderia participar. (Oscar Vinícius - Servas Missionárias do Espírito Santo).
- Também senti a mesma experiência que vocês. Vi o grupo bem focado no retiro, em sua proposta... Momentos foram bem participados... Houve tempo para oração pessoal... A participação não foi tão grande em termos de representatividade de grupos, mas foi boa de quantidade de pessoas. A proposta era para um momento de retiro e de oração. As pessoas que participaram estão levando aos seus grupos. (Dom Tarcísio)
- Gostei muito da apresentação com a temática do violinista. Temos ao nosso lado pessoas com tantos dons e talentos... E a gente às vezes não reconhece o outro, não dá oportunidades. (Wescley- RCC).
2. Celebração Arquidiocesana de Pentecostes – 27 de maio -14h – Catedral da Sé
Nei: o cartaz desta Celebração já está sendo distribuído via Internet. Em breve serão impressos junto com os folders de participação. Nesta Celebração será aberta a Campanha de recrutamento de voluntários e famílias para acolher os participantes da Pré-Jornada (Semana Missionária) na Arquidiocese.
Lorenzo: houve uma reunião com o Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. Uma hora antes da celebração, nós teremos que dinamizar o lançamento desta Campanha. Deverá haver uma música de acolhida e explicar o funcionamento da Campanha. No final da Celebração, todos serão convidados a irem para a Praça da Sé para o momento de envio pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo.
Surgiu uma ideia de trazer, no momento de acolhida, os lugares onde os jovens estão: escola, família, paróquia, etc. Todos podem acolher os peregrinos da JMJ.
Formou-se um pequeno grupo para pensar na dinamização deste momento: Elaine e Anderson (PJ), Ir. Fátima (Apostolinas), Marcos (Cristodance) e Equipe de Animação. Deverão marcar uma data com urgência para se encontrarem.
O desafio neste ano é mobilizar mais nossa juventude e, especialmente, os grupos que se preparam para receber o sacramento da Crisma. Se conseguirmos fazer a participação aumentar, poderemos pleitear a realização desta Celebração em outro local, uma vez que a Catedral apresenta limitações de som e mobilidade para eventos com jovens.
Neste ano, o som será contratado, para evitar os problemas de som do ano passado. Precisamos divulgar a Celebração, em nossos sites e grupos. Orlando, da Canção Nova, que tem um programa na Rádio América, se prontificou a preparar uma propaganda de 30 segundos para ser veiculada durante a programação.
Para esta Celebração, precisaremos de 10 a 20 jovens de cada grupo para a infraestrutura. Estas pessoas precisarão estar na Catedral às 12h30 para receberem as instruções.
3. Ação Missionária envolvendo os jovens da Arquidiocese – mês de julho de 2012
A Ação Missionária consiste na realização de projetos missionários durante o mês de férias, a serem pensados e organizados pelas pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades, congregações e paróquias. Servirá também como “teste” para as Pré-Jornadas de julho de 2013.
Poucos grupos enviaram suas propostas. O prazo será o dia 24 de abril, para que o folder possa ser impresso e distribuído em toda a Arquidiocese com o tempo hábil para as inscrições dos interessados.
Mesmo que as missões ocorram em meses seguintes, o mais importante será sua realização pelos grupos. Se houver possibilidade de realizar no mês de julho, melhor.
Nei enviará um lembrete a todos com o pedido de preenchimento dos pré-requisitos elencados na Carta feita por Dom Tarcísio Scaramussa, sdb.
4. Celebração de Corpus Christi na Arquidiocese de São Paulo
Neste ano, a Arquidiocese celebrará Corpus Christi de maneira centralizada, a partir das 9h. Todos se encontrarão na Igreja Santa Ifigênia. Haverá uma procissão com 5 paradas, animadas por 3 padres: José Renato, Juarez e José Roberto. Uma das paradas terá como temática a juventude e a Eucaristia.
Segundo informações do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral, as paradas serão momentos de breve duração, onde se expressará o louvor a Jesus Cristo Eucarístico. Precisaremos definir com o Pe. José Roberto a preparação deste momento.
A Procissão se dirigirá à Praça da Sé, onde haverá uma Celebração Eucarística. Todas as paróquias e grupos organizados estão convocados para este momento de comunhão da Arquidiocese de São Paulo.
5. Dia Nacional da Juventude
O DNJ da Arquidiocese de São Paulo será celebrado no dia 11 de novembro. Nos dias anteriores, 9 e 10/11, a Comunidade Shalom promoverá o evento “Hallelluia” que é organizado em todo o país. Na cidade de Fortaleza, este evento reúne 400.000 pessoas por dia.
Em São Paulo, houve a 1ª edição do Hallelluia no Vale do Anhangabaú, com a presença de dez mil pessoas. Nos anos de 2009 e 2010 o evento também foi realizado no Boulevard São João, com a participação de metade deste público.
Neste ano de 2012 o evento acontecerá na Arena Anhembi e a proposta é reunir 20 mil pessoas por dia de evento. Daniela, responsável pela Comunidade Shalom (e que foi transferida para Salvador – BA), disse que a organização está acertando o contato com as bandas católicas “Adoração e Vida”, “Rosa de Saron” entre outras, verificando a possibilidade de contar com atrações também no domingo, dia do DNJ. No palco, os apresentadores chamarão a atenção para o DNJ e sua temática nacional.
Dom Tarcísio insistiu para que o DNJ não seja apenas “mais um evento”, mas um processo que se inicia nos grupos, com a reflexão do tema abordado no subsídio elaborado pelo Setor Juventude da CNBB. A Pastoral da Juventude já possui uma tradição de organização do DNJ como processo e esta prática deveria acontecer também nas outras organizações de juventude.
Nei informou que o subsídio foi preparado por representantes da Equipe de Subsídios do Setor Juventude e pela Coordenação Nacional de Jovens. Cada expressão de juventude se sentirá representada no texto do mesmo, que terá três capítulos e um roteiro celebrativo.
Decidimos que, na reunião de agosto, o estudo será realizado na reunião do Setor Juventude da Arquidiocese, envolvendo a todos. O material estará pronto no mês de junho. Oscar Vinícius lembrou que a Verbo Filmes elaborou um interessante DVD com a temática da Campanha da Fraternidade que pode ser utilizado também no DNJ.
Uma equipe será formada para pensar no formato do DNJ e apresentará uma proposta na próxima reunião do SEJUSP, que acontecerá em 05 de maio.
6. Pré-jornada na Arquidiocese de São Paulo (Semana Missionária)
Dom Tarcísio apresentou este tópico. A CNBB já concedeu as informações primeiras para sua realização. A data será de 17 a 20 de julho de 2013. Os dias 21 e 22 estão reservados para o deslocamento para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.
Conforme entendimento do Conselho Episcopal, o dia 17 de julho servirá para a chegada dos peregrinos e sua apresentação na paróquia ou local de hospedagem.
Nos dias seguintes, os peregrinos participarão das atividades próprias de Pré-Jornada, neste enfoque missionário: momentos de oração comunitária, conhecimento da realidade cultural e participação em ações sociais.
No dia 19 de julho, cada Região Episcopal organizará uma Vigília para os peregrinos e voluntários e no dia 21 de julho, uma grande Celebração Eucarística de envio será promovida em nível de Arquidiocese, na Praça da Sé, por volta de 11h.
O Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o estado de São Paulo, prevê o acolhimento de 200 a 300 mil jovens. Na Arquidiocese, inicialmente, serão disponibilizadas 30 mil vagas, que poderão aumentar, conforme a disponibilidade das paróquias, escolas católicas e públicas, movimentos, novas comunidades e congregações religiosas.
As Regiões Episcopais estão levantando estas disponibilidades. A ideia é que cada paróquia acolha, na média, 100 peregrinos. Haverá uma variação, pois há paróquias que podem acolher bem mais do que isto e também há paróquias que acolherão em menor quantidade.
As Congregações que não vão ter atividades específicas poderão acolher jovens que a Arquidiocese apresentará. As que terão atividades com peregrinos de seu carisma serão convidados a se integrarem nas atividades oficiais. Aqui em São Paulo, a previsão será de acolher pelo menos 60 mil jovens.
O Setor Juventude da CNBB já preparou dois subsídios: um para jovens e outro para adultos, contendo 8 encontros temáticos com a proposta missionária.
As Regiões Episcopais, com a assessoria do Setor Juventude da Arquidiocese e da Comissão Arquidiocesana, serão responsáveis por formar os líderes e acompanhar o processo de entrevistas e aprovação de voluntários e famílias para acolhida.
A partir de Pentecostes, haverá uma grande campanha, em toda a Arquidiocese, para conseguirmos voluntários, especialmente poliglotas e famílias para acolher.
7. Informes:
1. Daniela – Missionária da Comunidade Shalom – foi transferida para Salvador –BA. Neste domingo aconteceu a Missa de Envio. Agradecemos a participação de Daniela no Setor Juventude da Arquidiocese e desejamos a ela muita força do Espírito Santo e alegrias na nova caminhada. Fernanda ficará em seu lugar, na representação da Comunidade Shalom.
2. Pe. José Roberto Pereira convidou a todos para a Vigília pelo Dia Mundial de Oração pelas Vocações –com o tema: “Vocação: dom do Amor de Deus”. Ela acontecerá no dia 28 de abril, a partir das 20h na Igreja da Consolação. Haverá testemunhos da de participantes nas JMJs. A organização é da Pastoral Vocacional Arquidiocesana. Dom Odilo presidirá a Celebração Eucarística.
3. Orlando, da Comunidade Canção Nova, comunicou que a rádio América voltou a transmitir seu sinal para a cidade de São Paulo. Pediu um retorno de todos sobre a qualidade deste sinal. Ele apresentará um programa sobre juventude, às terças, quartas e sextas-feiras, das 16h às 17h. A programação também será disponibilizada pela Internet. Ele disse que a programação, embora esta na A.M. tem um estilo dinâmico, próprio das FMs.
4. Pe. Fausto Marinho – Assessor na Região Belém - comunicou o sucesso do encontro de lideranças que trabalham com juventude na Região Episcopal Belém. O primeiro encontro, realizado em 11 de fevereiro, contou com a participação de 150 pessoas. Nei Márcio, Secretário-executivo do SEJUSP, esteve presente. Na Região Belém, 3 padres (Fausto Marinho, Rodrigo Thomaz e Wilson Limeira) estão acompanhando os 10 setores. O próximo encontro regional acontecerá no dia 28 de abril, às 14h30, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na praça Sílvio Romero, Tatuapé. Haverá um estudo sobre o Documento 85 da CNBB – “Evangelização da juventude: desafios e perspectivas pastorais”.
5. Lorenzo, da Equipe de Animação - apresentou os trabalhos da Equipe de Comunicação do SEJUSP, convidando a todos que participem, enviando notícias de seus eventos. Temos um blog, no seguinte endereço: www.setorjuventudesp.blogspot. com
Por gentileza, pede-se para desconsiderar o e-mail anterior.
Encerramos a reunião com a oração do Pai Nosso e uma Bênção.
A equipe que preparou o relatório da Reunião do Setor Juventude está de parabéns. Não pude participar por motivos supeiores. Mas estou em comunhão com vcs e espero poder colaborar em outros momentos. Grande abraço. Ir. Fabíola (Irmãs Paulinas)
ResponderExcluirOlá, Ney!! Mandei o e-mail pra vc! por favor, me envie o folder de divulgação de pentecostes, ou o e-mail resposta com as informações do evento, pra eu poder fazer a mídia, ok?
ResponderExcluirGostaria de colocar a disposiçÃo do Grupo que esta preparando o DNJ ou eventos que envolvam artistas direcionados para a Juventude o nome da NANDAH, uma cantora católica, que esta dispontando no mercado juvenil católico, como a NOVA MÚSICA CATÓLICA, alguns provavelmente já conhecem, mas se quiserem conhecer mais e promovel algum evento, estamos a disposição. nandah@nandah.com.br ou www.feesom.com/nandah ou www.nandah.com.br/2012 ! conheça mais sobre essa missionária ! obrigado pelo carinho e atenção, aguardo contatos !
ResponderExcluir