sexta-feira, 16 de março de 2012

Setor Juventude de São Paulo realiza retiro anual em ritmo de JMJ


O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) realizou seu retiro anual no dia 10, no Intituto de Teologia Pio XI, dos padres salesianos. Participaram do dia de oração representantes das pastorais, movimentos, novas comunidades, associações e congregações que atuam com juventude na cidade.
 O retiro foi orientado pelo bispo auxiliar da arquidiocese e referencial do Sejusp, dom Tarcísio Scaramussa, que refletiu sobre o tema do Dia Mundial da Juventude deste ano, celebrado no Domingo de Ramos, “Alegrai-vos sempre no Senhor”(Fil 4, 4).
“O cristianismo é a religião d alegria, da graça”, afirmou dom Tarcísio, ressaltando que ao fazer a experiência com Cristo o apóstolo São Paulo passou a anunciar o Evangelho com alegria.
“A fé comunica a certeza de que todo o que acontece está no plano de Deus, que deseja  que a vida de cada ser humano terá um final feliz”, destacou o bispo, que acrescentou que “as alegrias verdadeiras e duradouras amadurecem sempre com sacrifício”, lembrando aos jovens que é preciso testemunhar Jesus Cristo sempre.
De acordo com Nei Márcio de Oliveira Sá, secretário executivo do Sejusp, o retiro também foi oportunidade de o Setor Juventude rezar pelas atividades deste ano. Entre elas estão a celebração do Dia Mundial da Juventude, no Domingo de Ramos, em 1º de abril, a celebração arquidiocesana de Pentecostes, em 27 de maio, o Dia Nacional da Juventude, 11 de novembro, além das missões dos jovens que acontecem no mês de julho em toda a arquidiocese.
Veja mais fotos do retiro aqui
Pré-jornada
Sem dúvida, em 2012, a principal atividade do Sejusp é a preparação do evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, chamado de Dias nas Dioceses ou pré-jornada, que também acontecerá também em São Paulo.
Para isso, foi realizada uma reunião, no dia 3, com as equipes criadas nas regiões episcopais para articulação da pré-Jornada, com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e os cinco bispos auxiliares.
A maior preocupação das equipes que estão organizando a pré-Jornada em São Paulo refere-se à questão da acomodação dos peregrinos na cidade. O Governo Federal já disse, informalmente, ao Comitê Organizador Local (COL) – responsável pela JMJ no Rio de Janeiro – que São Paulo deve ser a cidade que mais vai receber estrangeiros, em função da estrutura de aeroportos. São esperados até 100 mil jovens para os eventos em São Paulo.
As equipes formadas nas seis regiões episcopais deverão mapear residências que podem acolher peregrinos em suas 300 paróquias Esse número será repassado, oportunamente, ao COL no Rio de Janeiro, pois as inscrições para a pré-jornada serão realizadas, provavelmente a partir de julho deste ano, em conjunto com a inscrição para a própria JMJ, no portal www.rio2013.com.
Com programação ainda a ser definida, a pré-jornada de São Paulo deverá contar com pelo menos uma grande concentração (provavelmente a missa de encerramento e envio dos peregrinos para o Rio de Janeiro), além de oferecer diversificados programas que possibilitem momentos de oração, de cultura e de lazer.
10 anos de Sejusp
Em 2012, o Setor Juventude de São Paulo completa 10 anos de existência. Fundado em 20 de outubro de 2002, acompanhado pelo então bispo auxiliar de São Paulo, dom Gil Antonio Moreira, atual arcebispo de Juiz de Fora (MG), essa foi uma das primeiras experiências de Setor Juventude na Igreja no Brasil. Sua caminhada de articulação e unidade entre as diferentes expressões juvenis também serviu como uma das inspirações para a proposta de Setor Juventude apresentada anos mais tarde pelo Documento 85 da CNBB, sobre a Evangelização da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário