terça-feira, 6 de novembro de 2012

Juventude e Vida: Qual vida vale a pena ser vivida?


Estamos em uma mudança de época e isso tem um forte impacto nas pessoas, principalmente na juventude. As mudanças atingem todos os campos, mas o impacto maior acontece na religião. É perceptível uma crise de sentidos; as pessoas passam a não entender mais os seus valores. As relações já não acontecem na gratuidade. Existe uma fragilização dos laços comunitários, uma falta de critérios, os jovens passam a dar mais prioridade à profissão no seu projeto de vida. A consequência é o empobrecimento da consciência do mistério do ser humano, que acaba tendo seu sentido banalizado.

A Juventude será o foco na CF-2013, "Fraternidade e Juventude". Nosso país receberá a JMJ-Rio 2013, na qual a juventude está muito empenhada, e mostra o seu protagonismo na concretização das Semanas Missionárias, ou pré-jornadas. Os jovens estão preparando a casa para a chegada dos peregrinos. Eles estão dispostos e sedentos a mostrar a realidade de nossas cidades, como os brasileiros vivem a sua fé, e as novas amizades que estão para nascer. Junto com essa caminhada, os jovens de São Paulo, se preparam para participar de mais um evento que marcará o período de preparação para esses grandes momentos. Os jovens questionam-se: “Qual vida vale a pena ser vivida?”, esse é o lema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) desse ano, cujo tema é: “Juventude e Vida”, ambos inspirados no trecho bíblico: “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10). 


O evento será realizado no próximo domingo, dia 11, na Praça da Sé, a partir das 12h30, com reflexões norteadas pelos encontros que constam no subsídio DNJ 2012: 1). Realidade Juvenil: qual vida nós jovens temos vivido? 2). O que temos feito para transformar a realidade? 3). Que vida vale a pena ser vivida? O objetivo é informar a juventude sobre a realização de diversas atividades pastorais em nossa arquidiocese, que tem como referência a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Durante o dia também serão realizadas apresentações musicais das bandas Levada do Alto, Banda da PJ, Banda Dom e Missionário Shalom. A celebração eucarística será presidida às 16h pelo arcebispo metropolitano dom Odilo Pedro Scherer.

Esse é o grande momento! Chegou a hora. É tempo de reunir as diferentes expressões de juventude, em diversos espaços, como igreja, praças, escolas, ginásios de esportes, ruas, etc. Traga o seu grupo para participar desse dia!

Equipe de Comunicação do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo
Lorenzo Nacheli e Valesca Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário