Hoje é dia de festa tripla. Na data em que a Igreja Católica comemora a Exaltação da Cruz, a arquidiocese do Rio de Janeiro lança o Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013na Festa Aventura da Cruz, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, a partir das 20 horas. O dia marca também o aniversário de 446 do bairro carioca, que receberá dois grandes eventos da JMJ Rio2013, em julho do próximo ano.
O lançamento dá força à preparação da JMJ Rio2013, fazendo todos cantarem a música que será para sempre uma forte recordação do encontro dos jovens com o Papa.
A festa começa com o som de DJs católicos, seguido por shows com Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza da banda Frutos de Medjugore. O lançamento do Hino Oficial da JMJ será feito pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, às 22h. A missa será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, seguida pela Vigília dos Jovens Adoradores no interior da paróquia.
A música que vai embalar as lembranças de muitos jovens sobre a JMJ Rio2013 é de autoria do padre José Cândido, da paróquia de São Sebastião em Belo Horizonte, Minas Gerais. De acordo com ele, o Hino "Esperança do Amanhecer" é inspirado no Cristo Redentor de braços abertos e no tema da JMJ - "Ide e fazei discípulos entre todas as nações". "Espero que cause entusiasmo e alegria", prevê. "Esta é a maior gratificação". Padre Cândido define o hino como "letra e melodia simples". A mensagem principal, diz ele, é convocar os jovens a serem amigos de Deus e, por meio desta amizade, anunciar Jesus.
O Hino se soma a Logomarca e Oração oficiais da JMJ para formar a identidade do evento em sua versão brasileira. Padre Cândido é também compositor de outros 200 títulos de canções litúrgicas. Os mais conhecidos são "Toda bíblia é comunicação", "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo". O trabalho do padre José Cândido com a música começou em 1973. De acordo com ele, o Hino pode ser aplicado em momentos litúrgicos, como os cantos de entrada ou saída, na ação de graças, como também em momentos de festa, como a Jornada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário