Na Solenidade de Corpus Christi 2012, no feriado de 7 de junho, a Arquidiocese de São Paulo realiza grande procissão, seguida de celebração campal, presidida pelo novo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. As festividades marcam o aniversário de 70 anos do 4º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo entre os dias 4 e 7 de setembro de 1942. A procissão – presidida por dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano –, tem início às 9h, em frente à Igreja de Santa Ifigênia, e se encerra na praça da Sé, com a celebração eucarística.

O roteiro para um Tríduo Eucarístico – que deve ser realizado entre os dias 4 e 6 de junho –, em preparação à celebração arquidiocesana de Corpus Christi, foi enviado a todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese. Para o dia 7 de junho, a recomendação do arcebispo é de que as igrejas não realizem celebrações no período da manhã, motivando os fiéis a participarem da concentração arquidiocesana.
Durante a procissão, serão realizadas seis paradas com bênçãos especiais – incluindo a saída da procissão, no próprio Largo Santa Ifigênia (com temática voltada à Eucaristia e ao tema do 4º Congresso Eucarístico, “Vinde todos a mim”), e a chegada à praça da Sé (com bênção para toda a Arquidiocese de São Paulo). No viaduto Santa Ifigênia, a bênção será concedida à cidade; em frente ao Mosteiro São Bento, em comunhão com a realização da JMJ Rio 2013, a oração será pela juventude.
Já na praça do Patriarca, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo, serão lembradas as carências da cidade; no largo São Francisco, haverá benção pela promoção da paz e da justiça social. As novas comunidades Aliança de Misericórdia e Shalom farão um tapete na praça da Sé para acolher o Santíssimo Sacramento.
A equipe de organização do evento recomenda a todos os fiéis que pretendem participar da procissão e da missa façam uso do transporte público – ônibus e metrô. As estações Luz e São Bento ficam próximas à concentração na Santa Ifigênia, além das estações República, Anhangabaú e Sé, que também podem servir para acesso ao local. É possível, também, que os grupos vindos das diversas regiões da Arquidiocese aguardem a procissão em pontos como o largo São Bento, a praça do Patriarca e o largo São Francisco.
A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) não disponibilizará, na região central da cidade, bolsões de estacionamento para ônibus fretados e recomenda, caso a comunidade precise fretar um ônibus para pessoas idosas e/ou crianças, que os motoristas sejam orientados a estacionar em locais já destinados a este uso e que ficam próximos a estações do Metrô (veja mais informações no site da CET).
Após a missa, ainda na praça da Sé, haverá momento de louvor com presença de Dunga e Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova. A missa será transmitida ao vivo, a partir das 11h, pela Rede Vida de Televisão.
fonte: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário