domingo, 12 de fevereiro de 2012

SETOR JUVENTUDE PREPARA AS ATIVIDADES DE 2012

Contando com o acompanhamento de Dom Tarcísio Scaramussa, sdb, também Vigário Episcopal na Região Episcopal Sé, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo reiniciou suas atividades no sábado, 4 de fevereiro, no Centro Pastoral São José, contando com a presença de dezenas de representantes, ligados às Regiões Episcopais, Pastorais, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e Congregações que atuam na evangelização da juventude.

Várias atividades estão sendo programadas para o ano de 2012: no dia 10 de março, das 8h às 16h, acontecerá o Retiro Espiritual do Setor Juventude, no Instituto Pio XI, Alto da Lapa. As lideranças dos diversos grupos, incluindo paroquiais são convidadas a participar deste momento de oração pessoal e comunitária, que terá como tema a Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial da Juventude deste
ano: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4).

O Dia Mundial da Juventude acontece no Domingo de Ramos. Neste ano, no dia 1 de abril. Caberá às Regiões Episcopais de nossa Arquidiocese a preparação de atividades envolvendo a juventude para celebrar
esta data. Em nível arquidiocesano novamente será realizada a Celebração Arquidiocesana de Pentecostes, na Catedral Nossa Senhora da Assunção (Sé), onde os crismandos são especialmente convidados.

No mês de julho acontecerão os “Projetos Missionários envolvendo a juventude”. Com a bem-sucedida experiência realizada em 2011, as Pastorais, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e Congregações Religiosas, dentro de seus próprios carismas, promoverão oportunidades para “missões jovens” em toda a Arquidiocese. Vale lembrar que as propostas deverão ser enviadas até o mês de março. O resumo de cada proposta será colocado num folder especialmente preparado para esta divulgação e que terá ampla divulgação na Arquidiocese. O Setor Juventude, portanto, quer colaborar para o itinerário missionário, conforme recomenda o Documento de Aparecida, as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e o 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo.

Mas, especialmente neste ano, a Arquidiocese de São Paulo preparará sua “Pré-Jornada”, que acontecerá na semana que antecederá a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em julho de 2013. São Paulo será, certamente, um dos locais mais procurados por milhares de peregrinos, de diversos países. do mundo. Estão sendo constituídas equipes nas Regiões Episcopais que, junto à Equipe de Animação do Setor Juventude, fará a preparação para a chegada de milhares de peregrinos de todo o mundo.

Maiores informações poderão ser encontradas no Portal da Arquidiocese de São Paulo:
www.arquidiocesedesaopaulo.org.br também no blog do Setor Juventude da Arquidiocese:
www.setorjuventudesp.blogspot.com ou pelo e-mail: setordejuventude@uol.com.br

Nei Márcio Oliveira de Sá
Membro da Equipe de Animação do Setor Juventude da Arquidiocese de São
Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário