sábado, 31 de março de 2012

Dia Mundial da Juventude


Prezados irmãos e irmãs,
No Domingo de Ramos, em todo o mundo, é celebrado também o Dia Mundial da Juventude.
O Para envia uma Mensagem aos jovens com um tema. Este ano o tema é "Alegrai-vos no Senhor", baseado na Carta de Paulo aos Filipenses. No link abaixo existe uma versão em espanhol da mesma.
Também a Comissão Episcopal para a Juventude - CNBB publicou um subsídio para aprofundar o tema deste Dia Mundial da Juventude, também chamado "Jornada Diocesana de Juventude".
Pedimos a gentileza de repassarem aos seus contatos, de modo a oferecer a oportunidade de leitura e estudo desta mensagem.
Agradecemos!
Equipe de Animação
Setor Juventude

Arquidiocese de São Paulo

Jornada Diocesana da Juventude na Região Brasilândia


Estreia do programa BOTE FÉ - Rádio 9 de Julho


quinta-feira, 22 de março de 2012

Bate papo com o jornalista Aldo Quiroga na NetOne

Aldo Quiroga é jornalista formado pela PUC-SP. Foi o responsável pelo desenvolvimento da videorreportagem na TV Cultura de 1996 até 2003. Flagrou a morte de três manifestantes pela polícia militar durante a desocupação da área conhecida como “Fazenda da Juta“, na Zona Leste de São Paulo. Sempre ligado às questões sociais, realizou o documentário “Uma chance para a Infância”, 1997, sobre a Marcha Global contra o Trabalho Infantil. Também participou como videorrepórter e editor-assistente do documentário “Colombianos”, dirigido pelo jornalista Ricardo Soares e editado por Ernesto Rodrigues, sobre a vida num país em guerra. Durante o trabalho de gravação, passou duas semanas em acampamentos das FARC, as Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia. Em 2005 realizou uma série de reportagens sobre a situação da infância no semi-árido baiano, pela qual foi indicado para o Grande Prêmio Airton Senna de Jornalismo. Em 2008 assinou o roteiro e a edição do documentário ”Luta na Terra de Makunaima”, com direção e reportagem de Luiz Carlos Azenha, sobre a Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Este último trabalho recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e foi um dos finalistas do Prêmio Esso de Telejornalismo. Aldo Quiroga também é especialista em jornalismo social em imagens pela COGEAE-PUC e é professor do Departamento de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi o apresentador do Family Fest em 2005 e atualmente é apresentador do programa Matéria de Capa, da TV Cultura.


SAIBA MAIS

- Trailer do documentário “Luta na Terra de Makunaima”
http://www.youtube.com/watch?v=mlfzz9szgCw&feature=fvst


- Chamada programa Matéria de Capa (TV Cultura)
http://www.youtube.com/watch?v=ulCh9yicb2w


sábado, 17 de março de 2012

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA COM AS MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO

Pessoal, foi marcada a primeira reunião do projeto de formação missionária com jovens da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, neste ano. Vamos dar o pontapé inicial em 2012, reunindo a Equipe de Apoio para avaliar o projeto e discutir um cronograma e um planejamento. 
Um dos principais objetivos a serem alcançados no ano é iníciar os encontros de formação missionária, já no segundo semestre. Para isso, gostaríamos de traçar algumas metas e pensarmos como poderemos alcançá-lo.
A reunião ocorrerá no dia 17/03/12, sábado; às 14:00 horas, no Colégio Espírito Santo, localizado na Rua Tuiutí, 1442, tatuapé. A reunião acontecerá na sala multimídia do colégio, no andar térreo, sendo que a entrada não será pelo portão principal do colégio, mas sim pela FACULDADE, que fica em frente à saída do Shopping Boulevard. É só ir até o metrô Tatuapé e passar na catraca em direção ao Shopping Boulevard. Entrem pelo Shopping e saiam pela rua do colégio, sendo que bem em frente está a entrada da faculdade, que é o local da reunião.Contamos com a presença de todos !!!


Maiores informações sobre a reunião e o projeto podem ser obtidas com o Vinicius, cujos dados estão neste mesmo blog.

Grupo de Oração - Sagrada família - Todo sábado às 17H30


sexta-feira, 16 de março de 2012

Setor Juventude de São Paulo realiza retiro anual em ritmo de JMJ


O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (Sejusp) realizou seu retiro anual no dia 10, no Intituto de Teologia Pio XI, dos padres salesianos. Participaram do dia de oração representantes das pastorais, movimentos, novas comunidades, associações e congregações que atuam com juventude na cidade.
 O retiro foi orientado pelo bispo auxiliar da arquidiocese e referencial do Sejusp, dom Tarcísio Scaramussa, que refletiu sobre o tema do Dia Mundial da Juventude deste ano, celebrado no Domingo de Ramos, “Alegrai-vos sempre no Senhor”(Fil 4, 4).
“O cristianismo é a religião d alegria, da graça”, afirmou dom Tarcísio, ressaltando que ao fazer a experiência com Cristo o apóstolo São Paulo passou a anunciar o Evangelho com alegria.
“A fé comunica a certeza de que todo o que acontece está no plano de Deus, que deseja  que a vida de cada ser humano terá um final feliz”, destacou o bispo, que acrescentou que “as alegrias verdadeiras e duradouras amadurecem sempre com sacrifício”, lembrando aos jovens que é preciso testemunhar Jesus Cristo sempre.
De acordo com Nei Márcio de Oliveira Sá, secretário executivo do Sejusp, o retiro também foi oportunidade de o Setor Juventude rezar pelas atividades deste ano. Entre elas estão a celebração do Dia Mundial da Juventude, no Domingo de Ramos, em 1º de abril, a celebração arquidiocesana de Pentecostes, em 27 de maio, o Dia Nacional da Juventude, 11 de novembro, além das missões dos jovens que acontecem no mês de julho em toda a arquidiocese.
Veja mais fotos do retiro aqui
Pré-jornada
Sem dúvida, em 2012, a principal atividade do Sejusp é a preparação do evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, chamado de Dias nas Dioceses ou pré-jornada, que também acontecerá também em São Paulo.
Para isso, foi realizada uma reunião, no dia 3, com as equipes criadas nas regiões episcopais para articulação da pré-Jornada, com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, e os cinco bispos auxiliares.
A maior preocupação das equipes que estão organizando a pré-Jornada em São Paulo refere-se à questão da acomodação dos peregrinos na cidade. O Governo Federal já disse, informalmente, ao Comitê Organizador Local (COL) – responsável pela JMJ no Rio de Janeiro – que São Paulo deve ser a cidade que mais vai receber estrangeiros, em função da estrutura de aeroportos. São esperados até 100 mil jovens para os eventos em São Paulo.
As equipes formadas nas seis regiões episcopais deverão mapear residências que podem acolher peregrinos em suas 300 paróquias Esse número será repassado, oportunamente, ao COL no Rio de Janeiro, pois as inscrições para a pré-jornada serão realizadas, provavelmente a partir de julho deste ano, em conjunto com a inscrição para a própria JMJ, no portal www.rio2013.com.
Com programação ainda a ser definida, a pré-jornada de São Paulo deverá contar com pelo menos uma grande concentração (provavelmente a missa de encerramento e envio dos peregrinos para o Rio de Janeiro), além de oferecer diversificados programas que possibilitem momentos de oração, de cultura e de lazer.
10 anos de Sejusp
Em 2012, o Setor Juventude de São Paulo completa 10 anos de existência. Fundado em 20 de outubro de 2002, acompanhado pelo então bispo auxiliar de São Paulo, dom Gil Antonio Moreira, atual arcebispo de Juiz de Fora (MG), essa foi uma das primeiras experiências de Setor Juventude na Igreja no Brasil. Sua caminhada de articulação e unidade entre as diferentes expressões juvenis também serviu como uma das inspirações para a proposta de Setor Juventude apresentada anos mais tarde pelo Documento 85 da CNBB, sobre a Evangelização da Juventude.

terça-feira, 13 de março de 2012

Celebração de ação de graças por Chiara Lubich


Convidamos todos a participarem da celebração em recordação pelos quatros anos de falecimento de Chiara Lubich, a realizar-se no próximo dia 14 de março, quarta-feira, às 18h30, na Paróquia do Santíssimo Sacramento, na Rua Tutóia, 1125, Paraíso.


“Será uma ocasião para exprimir o nosso reconhecimento àquela que correspondendo plenamente à luz do carisma que Deus colocou no seu coração, abriu a estrada a muitos para serem portadores de um espírito novo” (Maria Voce (Emmaus), atual presidente do Movimento dos Focolares)


focolarinas e focolarinos