quarta-feira, 27 de março de 2013

Mensagens para a Semana Santa e Páscoa



De volta a São Paulo, na sexta-feira, 22, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, enviou mensagem de Semana Santa aos bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as), consagrados (as) e a todos os leigos (as) da Arquidiocese.

No início da mensagem, o cardeal fala dos acontecimentos vividos em Roma e agradece pela oração dos fiéis pela Igreja. De acordo com dom Odilo todos os acontecimentos ocorridos, desde a renúncia de Bento 16 até a escolha do papa Francisco, foram momentos, que ocorridos durante o Ano da Fé, “ajudaram-nos a aprofundar nossa fé na Igreja e a melhor nos sentirmos parte dela: ‘creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica’. Tenho a certeza de que saímos todos fortalecidos na fé e mais dispostos para testemunhar aos outros a alegria da nossa pertença à Igreja Católica!”.

Sobre a Semana Santa, o arcebispo convida para que os fiéis vivam “intensamente o solene Tríduo Pascal”, que se inicia na missa vespertina da Quinta-Feira Santa, 28, “agradeçamos os dons preciosos da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial cristão, instituídos por Jesus Cristo na última ceia. Depois, recolhamo-nos em oração e na escuta atenta da Palavra de Deus, fazendo jejum e penitência. Quanta coisa bonita a Igreja nos convida a celebrar!”.

“Seja o Tríduo Pascal a ocasião para um verdadeiro “retiro espiritual” para todos. E não deixemos de acolher com gratidão a misericórdia de Deus através do perdão sacramental, celebrando a Páscoa com o coração renovado. Neste Ano da Fé, não deixemos de pedir perdão a Deus pelos pecados contra a fé da Igreja, pela nossa pouca fé ou até pelo desleixo em cultivar melhor a fé recebida no nosso Batismo”, escreve na mensagem.



Leia a íntegra da mensagem


No domingo, 31, a Igreja celebra a “Páscoa do Senhor”. Para este momento de celebração de fé o arcebispo, também enviou uma mensagem na qual destaca que “na Páscoa, nós anunciamos e afirmamos um grande ‘Mistério da fé’: Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, que foi condenado à morte, morreu na cruz e foi sepultado, ressuscitou da morte e manifestou-se vivo a seus discípulos e a muitas outras pessoas! Venceu a morte e manifestou plenamente a vida e a glória de Deus, que também já tinha antes da morte, mas não aparecia na sua condição humana”.

Leia a íntegra


Páscoa: grande Mistério da Fé

2º Aviva Juventude


sexta-feira, 22 de março de 2013

Bote fé URGENTE

Comunicado

As inscrições para a Corrida Bote Fé na Vida no dia 07/04 foram encerradas, devido o grande número de pessoas inscritas.
A confirmação da inscrição será a partir do dia 04/04 no site da Arquidiocese de São Paulo.

Atenciosamente

Setor Juventude Arquidiocese de São Paulo

Dia Nacional da Coleta da Solidariedade CF 2013


Vigília Clamando por Milagres


Comunicação da Fé, nova evangelização e novas linguagens


O que vai rolar hoje - Dia 22 de março


segunda-feira, 18 de março de 2013

Inscrições abertas


Segunda edição Corrida de Rua Bote Fé na Vida - Dia 07 de Abril

Boa tarde

A segunda edição do Bote Fé na Vida (Caminha e Corrida de Rua) será dia 07/04.
Todas as informações estão na carta em anexo, e as inscrições serão pelo:

As inscrições começam hoje...



Campanha da Fraternidade 2013 no Arsenal da Esperança


FORMAÇÃO MISSIONÁRIA

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA 2013

PRÓXIMO ENCONTRO NO DIA 23 DE MARÇO, NO CONVENTO SANTÍSSIMA TRINDADE, LOCALIZADO NA RUA SÃO BENEDITO, 2146, EM SANTO AMARO
Como estão, queridos amigos e amigas ?
E as festas de fim de ano ? Passaram bem ?
Bom, e agora; começamos o ano ?  Já foi o carnaval... rsrsrsrsrs
Semana passada, no convento, retomamos nossas conversas sobre o projeto COM jovens, sobre a NOSSA FORMAÇÃO MISSIONÁRIA.
Estamos muitíssimo animados e gostaríamos de apresentar-lhes algumas ideias e planos para o ano de 2013, que é especialíssimo para as juventudes, sobretudo no Brasil. Na verdade, é um ano sem igual para todos nós e, portanto, deve ser muito bem aproveitado e vivido !
A Campanha da Fraternidade, voltada para os jovens, já foi lançada oficialmente, sendo que a JMJ – Jornada Mundial da Juventude vem por ai, com novo papa e tudo mais ! Nada disso é por acaso...
Na pauta da reunião acima citada, previmos o seguinte:
 1.      Retomada da caminhada – memória dos encaminhamentos do ano passado
2.     Passos a serem dados
a.     Reestruturação do trabalho (a ser estudada).
b.    Mudança no enfoque do projeto para 2013 (sem encontros presenciais como os de 2012).
c.     Elaboração de um cronograma de trabalho.
d.    Projeto de comunicação para jovens.
e.     Continuidade e Desenvolvimento de conteúdos para a web, facebook, etc.
f.       Equipe de apoio e participantes do projeto.
g.     Como se inserir no contexto da Campanha da Fraternidade de 2013 ?
h.    Como marcar presença na  JMJ  ?

Diante de tudo isso, os principais conteúdos surgidos na reunião foram os seguintes:
 - Muitas vezes, diante da realidade global e de suas comunidades, muitos jovens estão realmente pedindo socorro ! Assim, acreditamos que, para muitos deles, fazer uma formação missionária longa, continuada e nos moldes em que propusemos até o ano passado, é colocar-lhes um fardo pesado. Há jovens que ainda estão procurando um sentido para a vida...
 - Seria bom reestruturar o projeto, o que demandará algum tempo, pois gostaríamos de suas sugestões e ideias, por mais sucintas e simples que sejam, para nos ajudar. Afinal, estamos juntos na caminhada. Ademais disso, precisaremos nos reunir para conversarmos a respeito...
 - As Missionárias Servas do Espírito Santo terão um “STAND” no rio, na JMJ. Estamos pensando em fazer algo como um folheto para lá ser distribuído.
 - Gostaríamos de pensar nosso projeto, pelo menos neste ano, como uma prestação de serviços para os jovens, no sentido de tentarmos oferecer-lhes algo para sobreviverem neste mundo. Pode ser pensado algo como um “Pronto-Socorro”, como um “consultório virtual e/ou presencial para crises existenciais” e aconselhamentos, disponibilizando conteúdos diversos e respondendo questões sobre fé, religião, sexualidade, etc... Assim, continuaríamos a FORMAÇÃO MISSIONÁRIA, mas como se fosse em doses mais curtas e menos sistematizadas, menos pesadas... Algo muito tranquilo, natural e, como sempre fazemos, sem moralismos.
 - Possibilidade de fazermos algum encontro ou evento mais pontual, além de caminhadas, atividades culturais, artísticas, musicais, etc...
 - Tentar reestruturar o projeto como um “projeto de comunicação com os jovens”.
 - Trabalhar com PEQUENAS MENSAGENS, CONTEÚDOS E TEXTOS para contribuir com a formação missionária.
 - Nesta linha de trabalho, seria bom realizar intercâmbios e pesquisas com outras congregações e outros grupos e comunidades afins, tanto na web como fora dela.
 - Elaborarmos JUNTOS um cronograma de trabalho para o projeto, em 2013.
 - Convidamos a Juliana (uma amiga publicitária) para participar conosco do projeto. Gostaríamos que ela nos ajudasse na parte de comunicação virtual.
 - Neste ano, achamos que não seria indicado fazermos encontros presenciais como os do ano passado, em função do foco e da ocupação das juventudes com a JMJ e a Campanha da Fraternidade.
 E ai, o que acharam deste pontapé inicial ? ? ?
 O projeto é nosso !
Por isso, é muito importante que vocês, queridos amigos e amigas, estejam conosco e contribuam da forma que puderem, nem que seja com um breve comentário de e-mail, ou mesmo no face ou blog, onde postaremos este texto.
 Por fim, gostaria de sugerir algumas datas, horário e local, para que possamos marcar uma reunião e conversarmos a respeito (todos estão convidados);
- 23/03;  06/04;  13/04/2013; às 15:00 horas, no Convento Santíssima Trindade, localizado na Rua São Benedito, 2.146, em Santo Amaro.
 O que acham ? Fiquem à vontade para quaisquer outras sugestões.
 A vida clama... Os jovens também... E nós estamos com eles... Estamos com vocês !
 Ficamos no aguardo das suas PALAVRAS, OK ?
 Abração e fiquem com DEUS !

 Vinicius.

O que vai rolar hoje! Dia 18 de março