quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Próxima reunião Setor Juventude dia 1 de setembro


Queridos amigos e amigas!
 
Queremos relembrá-los da próxima reunião do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, com o acompanhamento de Dom Tarcísio Scaramussa, sdb, nosso Bispo Referencial:
 
 
Sábado - 1 de setembro - das 10h às 12h;
 
Local: Centro Pastoral São José - Avenida Álvaro Ramos, 366 - estação "Belém" do metrô - fone: 2693.0287.
 
 
Pauta:
 
- Oração inicial
 
- Projeto "Bote Fé na Vida" - data marcada: 02 de dezembro de 2012 - aprovada pelo Cardeal Dom Odilo Scherer
  (formação de equipe para organização da Corrida de Rua - detalhes da organização, etc.)
 
- Organização do Dia Nacional da Juventude 2012 - 11 de novembro
   (breve estudo do tema - apresentação do material - organização das equipes de trabalho e proposta para o dia
    No que sua pastoral, movimento eclesial, nova comunidade - grupo paroquial - vai contribuir e propor?)
    Equipes: comunicação/divulgação - mística/liturgia - logística / infra-estrutura - outras...
 
- Semana Missionária e Jornada Mundial da Juventude - informes
 
- Oração final
 
Contamos com sua participação e de seu grupo!
 
Sejam todos bem-vindos!
 
Um abraço,
 
Equipe de Animação do Setor Juventude
Arquidiocese de São Paulo


CNBB promove encontro para responsáveis de jovens das congregações, novas comunidades e movimentos




Se estiver interessado em participar clica aqui

Oração pela Família


domingo, 26 de agosto de 2012

Cardeal, orienta para voto consciente
















São Paulo, 15 de agosto de 2012
Cardeal Dom Odilo P. SchererArcebispo de São Paulo e os Bispos Auxiliares de São Paulo

No dia 7 de outubro, realizam-se as eleições municipais 2012, durante as quais serão escolhidos os prefeitos e vereadores dos 5.566 muncípios brasileiros. Hoje, 21, começam as propagandas eleitorais gratuitas e é justamente neste momento que os cidadãos precisam ficar atentos para que seus votos não sejam corrompidos por políticos de má índole.
Pensando nisso, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, com seus bispos auxiliares, emitiu uma Nota sobre “Votar bem”, com o objetivo de “contribuir para o bom desempenho da campanha e para a formação política de eleitores e candidato”.

Além do documento (íntegra no box), dom Odilo encaminhou aos padres carta com orientações sobre como agir durante o período de campanha eleitoral. Leia:
“Estimados padres da Arquidiocese de São Paulo, Escrevo-lhes sobre a campanha eleitoral, já iniciada, em vista das próximas eleições municipais em São Paulo.
Temos clara noção da importância destas eleições, em vista dos cargos de prefeito e vereadores, que estão em jogo; por isso, também nós acompanhamos com atenção especial esta campanha eleitoral, uma vez que o destino político do nosso Município, nos próximos anos, estará nas mãos daqueles que agora forem eleitos.

Como arcebispo desta Arquidiocese, juntamente com os bispos auxiliares, emitimos uma Nota sobre as eleições municipais de 2012, em São Paulo, que lhes passo em anexo; nosso desejo é contribuir para o bom desempenho da campanha e para a formação política de eleitores e candidatos. Pedimos que essas orientações sejam divulgadas através dos vários meios à sua disposição, como impressos, internet e encontros de formação... Trata-se de uma ocasião importante para a formação da consciência política do povo; os eleitores, exercendo bem o seu poder político mediante o voto, escolhendo candidatos idôneos e comprometidos com o bem comum, com a justiça social, o respeito à vida, à dignidade da pessoa humana e com as demais causas boas, estarão cumprindo o seu dever de cidadãos na edificação do bem comum.
Ao mesmo tempo, desejamos comunicar-lhes algumas orientações da Arquidiocese de São Paulo com respeito ao envolvimento do clero e dos espaços e organizações eclesiais na campanha eleitoral.

1. A Igreja Católica Apostólica Romana não tem uma opção oficial por partidos ou candidatos. Por isso, também os representantes da Igreja (clero) não devem envolver-se explicitamente na campanha partidária (cf Cân. 287 §2; 572).

2. Nas Missas e outras celebrações (homilias, cursos), não deve ser feita, por clérigos ou por leigos, campanha para partidos ou candidatos. O envolvimento político-partidário direto do Padre, ou o uso instrumental, para isso, da celebração litúrgica divide a comunidade.

3. Os espaços eclesiais não devem estar, de forma exclusiva, a serviço de um partido ou candidato. Nos espaços eclesiais (templos, salões paroquiais) também não sejam afixados apelos eleitorais de partido ou candidato. Ficam desautorizados pedidos de favores, ou vantagens, em troca de apoio eleitoral por parte do clero ou de comunidades da Igreja.

4.  No entanto, os padres orientem os fiéis a votarem de modo consciente e responsável e a apoiarem candidatos afinados com as convicções dos eleitores e que se comprometam a não promover causas contrárias aos princípios cristãos na sua atuação parlamentar ou executiva, sobretudo no que diz respeito à dignidade da pessoa e da vida, desde a sua concepção até à sua morte natural. No entanto, não se indiquem nomes, pois a escolha deve ser do eleitor.

5. Para melhor conhecimento dos candidatos e de suas propostas, é útil promover encontros de vários candidatos, no salão paroquial ou em outros ambientes. Porém, isso não deve ser feito no templo.

6. Iniciativa útil também é reunir os candidatos católicos, de todos os partidos, nas diversas áreas da Arquidiocese, para refletir com eles sobre as orientações da Igreja em relação à boa participação dos fiéis leigos na política, podendo servir, para tanto,  as orientações que enviamos em anexo. Padres de uma mesma área poderão promover juntos tais iniciativas.
Estimados padres, as questões acima expostas fazem parte do nosso zelo pastoral, para conduzir, defender e servir, quais bons pastores, o rebanho do Senhor confiado aos nossos cuidados e para promover o bem comum. Deus os abençoe e recompense!

ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012, EM SÃO PAULO

O Arcebispo de São Paulo, com os Bispos Auxiliares desta Arquidiocese, no cumprimento de sua missão pastoral, apresentam as seguintes orientações aos seus fiéis, em vista da participação nas eleições municipais deste ano:

1.  Participe e vote. Não deixe de seguir a campanha para as eleições municipais e de exercer bem o seu direito e dever cidadão. Valorize seu voto, que ajudará a definir o futuro do município de São Paulo. Evite o voto nulo ou branco.

2.  Vote em quem você conhece. Procure conhecer os candidatos, verifique se estão comprometidos com as grandes questões que requerem ações decididas do Poder Legislativo e Executivo municipal, como: habitação, educação, saúde, segurança, transporte, cuidado do meio ambiente, limpeza pública, saneamento básico, atenção especial aos pobres e às camadas sociais mais vulneráveis da cidade.

3.   Prefeito e vereadores devem promover o bem comum. Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até à morte natural. Estes valores são fundamentais e irrenunciáveis para o convívio social.

4.  Candidato de quem? Avalie se os candidatos têm propostas realistas e viáveis para promover políticas que beneficiem a cidade como um todo, ou se estão ligados mais ao interesse de grupos específicos. O bom governante deve governar para todos.
5.  Confira a ficha. Dê seu voto de forma consciente e não decida apenas na última hora. Não dê seu voto a quem já esteve envolvido em casos de desonestidade e corrupção, mas somente a candidatos com “ficha limpa”. A corrupção na política pode ser superada também com o seu voto.

6. Não venda o voto, nem o troque por favores; seu voto é sua dignidade. Fique atento a toda prática de corrupção eleitoral, à compra de votos, ao abuso do poder econômico e ao uso indevido da máquina administrativa pública na campanha eleitoral. Fatos como esses devem ser denunciados imediatamente, com testemunhas, às Autoridades da Justiça Eleitoral.

7.  Vote com consciência e liberdade. Procure conhecer as idéias e propostas defendidas pelos candidatos e pelos partidos aos quais estão filiados e seu vínculo com as comunidades locais. Vote em candidatos dignos, capazes, com credibilidade pública e que estejam em sintonia com suas próprias convicções.

8. Questione se os candidatos estão dispostos a legislar e administrar de forma transparente, aceitando mecanismos de controle por parte da sociedade. Candidatos com um histórico de corrupção ou má gestão dos recursos públicos não devem receber seu apoio nas eleições.

9.  Política, Religião e família. Vote em candidatos que respeitem a liberdade de consciência, as convicções religiosas e morais dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé; da mesma forma, apóie candidatos que amparem a família e a protejam diante das ameaças à sua identidade e missão natural. A cidade que descuida ou abandona a família herdará muitos problemas.

10. Fique de olho: votar é importante, mas ainda não é tudo. Acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas, legislativas e administrativas dos governantes municipais, para cobrar deles coerência em relação às promessas de campanha e para apoiar suas decisões acertadas.

Série Sacra Música


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vigília de leitura contínua da Palavra - dia 11 de setembro no Arsenal da Esperança


10 HORAS DE BÍBLIA

11 de setembro, a partir das 19h: a Fraternidade da Esperança realiza a 2ª edição da VIGÍLIA DE LEITURA CONTÍNUA DA PALAVRA. Este ano será lido o livro dos Atos dos Apóstolos e as cartas apostólicas. A Vigília é um momento de escuta atenta da Palavra. O evento será aberto pelo Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo.

TAMBÉM VOCÊ PODE SER UM DOS LEITORES!


Visualizar

Programação

19h00 do dia 11/9Acolhida.

20h00 do dia 11/9Início da Leitura da Palavra, com a presença do CARDEAL DOM ODILO PEDRO SCHERER, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e de ERNESTO OLIVERO, fundador do SERMIG – Fraternidade da Esperança.

06h30 do dia 12/09Término da Vigília com a celebração da Missa presidida por DOM EDMAR PERON, Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela Região Belém.

A 1a edição da Vigília foi realizada em setembro de 2011, por ocasião da acolhida da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude no Arsenal da Esperança. A edição deste ano é mais um passo dentro da grande caminhada de preparação para a Jornada Mundial da Juventude RIO 2013.


Organização: SERMIG – Fraternidade da Esperança. Local: ARSENAL DA ESPERANÇA - Rua Dr. Almeida Lima 900 (Metrô Bresser-Mooca) - arsenaldaesperanca@sermig.org.br - (11) 2292-0977

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CNLB DO REGIONAL SUL 1 COMEMORA JUBILEU DE PRATA COM SIMPÓSIO SOBRE CONCÍLIO NO PRÓXIMO SÁBADO



Neste ano de 2012, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) comemora seu jubileu de prata. Para marcar esta celebração o Conselho promove, nos dias 25 e 26 de agosto, um simpósio sobre o Concílio Vaticano II e o Laicato.

O evento será realizado no Centro de Apostolado Salvatoriano, localizado na avenida Lino de Almeida Pires, 130 - Jabaquara - São Paulo, pretende analisar as contribuições do Concílio para a caminhada da Igreja, a teologia construída a partir dele, e como a América Latina recebeu o pensamento conciliar, a partir da conferência episcopal de Medellin (1968).

A seguir, a programação do evento:

Sábado, 25 de agosto
8h – Acolhida
9h – Oração Inicial
10h - 1ª Mesa - Tema: “O significado eclesial do Vaticano II”
Assessores: Profª Lucia Pedrosa e Pe. Antonio José de Almeida
Mediador: Edson Silva
12h30 – Almoço
13h45 - 2ª Mesa - Tema: “Diálogo com o Mundo”
Assessores: Profº Carlos Francisco Signorelli e Profº João Décio Passos
Mediador: Wanda Conti
16h30 - 3ª Mesa - Tema: “América Latina e a Teologia da Libertação”
Assessores: Fernando Altemeyer e Pe. Benedito Ferraro
Mediador: Antonio Geraldo Aguiar
18h30 – Jantar
19h30 – Noite Cultural

Domingo, 26 de agosto
8h – Acolhida
9h – Oração Inicial
9h20 - 4ª Mesa - Tema: “Vocação e Co-responsabilidade”
Assessores: Profº Francisco Catão e Profº Eva Rezende
Mediador: Marcia D. M. Signorelli
12h – Almoço
15h – Celebração Eucarística de Encerramento, Casa de Oração do Povo de Rua - Presidida por Dom Odilo


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Retiro da Fraternidade da Esperança - Dia 25 de Agosto


Sábado 25/08
Manhã de retiro com a Fraternidade da Esperança, aberto a todos os amigos da casa. Nos retiros deste ano, estamos refletindo sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos tendo em vista a preparação da “Vigília de Leitura contínua da Palavra” que será realizada no dia 11/09.

Programação do Retiro:
09h00, oração das Laudes (Liturgia das Horas). 
09h30, palestra do Pe. Antônio Manzatto
10h30, Silêncio e reflexão pessoal. 
11h15, Momento de partilha. 
Na oportunidade, ao meio-dia, será servido o almoço. (Favor confirmar a presença). 

17h00: Missa pelos seis anos do falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida, grande amigo de Deus e dos pobres, “grande” porque soube fazer-se “pequeno” e servir. A Missa será celebrada pelo Padre Anderson Antonio Pedroso SJ. Às 16h será projetado um vídeo retratando sua trajetória de vida.

Todos estão convidados!



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ATO NO CRISTO REDENTOR COM VOLUNTÁRIOS DA JMJRIO2013 RECEBE BANDEIRA OLÍMPICA


Acontece no Cristo Redentor no próximo domingo, às 9h da manhã, um ato inter-religioso para marcar a presença da bandeira olímpica, recém-chegada ao Estado. Cerca de 100 voluntários da JMJRio2013 estarão presentes no evento, vestindo a camisa da Jornada e segurando as bandeiras das diversas nações - incluindo a bandeira do Brasil, do Estado e do Município. 

A presença de Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL da JMJRio2013, está confirmada e marcará a importância do primeiro evento significativo de muitos que a Cidade Maravilhosa sediará nos próximos anos. 

A JMJRio2013 é um evento maior do que a soma de Olimpíadas e Copa do Mundo, prevê o afluxo de milhões de jovens do mundo todo (cerca de 190 países), já conta com a Fan Page em 18 idiomas (com cerca de 600 mil seguidores) e a participação de quase 45 mil voluntários, prometendo deixar um legado social, econômico, cultural e religioso de grande magnitude para o Brasil.


 

Missa por cura e libertação - Aliança de Misericórdia