domingo, 15 de julho de 2012

3ª Caminhada “FLORESTA ITINERANTE” - Projeto Missionário Setor Juventude


Na próxima semana, nós do Arsenal CAMINHAREMOS pela cidade de São Paulo, unicamente para dizer que É POSSÍVEL SE UNIR PARA FAZER O BEM. Uma mensagem simples, talvez ingênua, mas que sintetiza bem aquilo que fizemos, fomos e aprendemos ao longo de centenas de Ações de solidariedade da “Floresta que Cresce, a iniciativa que, há mais de cinco anos, tem como protagonistas os próprios acolhidos da casa. Uma experiência de convivência e solidariedade que gostaríamos de compartilhar com todos aqueles que encontraremos no caminho... Participe!

16/07 – 2ª feiraCentro Pastoral São José - Belém
17/07 – 3ª feiraSubprefeitura - Mooca
18/07 – 4ª feiraAção no nosso bairro do Arsenal
19/07 – 5ª feiraCasa do Migrante e Igreja N. Sra da Paz - Glicério
20/07 – 6ª feiraMosteiro de São Bento - Centro
21/07 – sábadoParóquia Santo Antônio - Pari

Saída do Arsenal08h30Caminhada até o ponto de encontroRetorno ao Arsenal: por volta das 12h00.

sábado, 14 de julho de 2012

Lançamento cartaz da Campanha da Fraternidade 2013


Foi apresentado na noite de sexta-feira, 6 de julho, na ExpoCatólica, em São Paulo, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Realizada no auditório Cantareira, do Expo Center Norte, a cerimônia contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas e empresários.


Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. "O cartaz coloca em evidência a jovialidade e a alegria. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos" disse o Cardeal.


Continua no post

sexta-feira, 13 de julho de 2012

JMJ Rio 2013: abertas inscrições para a Feira Vocacional

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para que congregações, movimentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas - o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta.

Os organizadores explicam que a escolha dos inscritos obedecerá alguns critérios, como  presença ativa no Brasil e em outros países e classificação da instituição dentro do Código de Direito Canônico. Os movimentos que não possuem reconhecimento pontifício ou diocesano também poderão se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das entidades canonicamente regularizadas.


Além dos estandes da Feira Vocacional, os arredores da praça General Tibúrcio, na Urca, abrigará também uma praça de alimentação, um palco e quatro tendas para celebrações de missas. “Essas tendas poderão ser usadas pelos padres que não tiverem tido a oportunidade de celebrar a eucaristia com seus grupos”, informou padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral. Ele também explicou que os palcos serão destinados a shows católicos e pregações.


Ao centro da praça, o projeto da Feira Vocacional prevê uma tenda para adoração ao Santíssimo. Além disso, 20 confessionários estarão à disposição dos sacerdotes. A Feira Vocacional é uma iniciativa que, segundo padre Arnaldo, tem como objetivo “proporcionar ao jovem um encontro com o Senhor, talvez em uma vocação mais específica”. Para padre Leonardo Lopes, que é o responsável direto pela organização da Feira, esse “é um momento muito importante, porque é uma oportunidade especial para os jovens se perguntarem o que Deus espera da vida de cada um deles”.


As congregações, movimentos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever através do e-mail feiravocacional@rio2013.com ou através da ficha de inscrição que está disponível no portal oficial da JMJ Rio2013.


POR: CNBB / JOVENS CONECTADOS

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Em Preparação ao 3º Congresso Missionário Nacional


Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio. (Jo 20, 21)

A arquidiocese de Palmas, no Tocantins, acolhe o 3º Congresso Missionário Nacional.
de Pedro Facci * e Jaime C. Patias **


A Igreja no Brasil prepara o seu 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN), que acontece entre os dias 12 e 15 de julho em Palmas, TO, uma iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Conselho Missionário Nacional, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Em pauta estarão temas como a missão diante de um mundo secularizado; a relevância do Vaticano II e o compromisso com a missão aqui e além-fronteiras. O Congresso de Palmas reunirá cerca de 600 pessoas representantes dos Regionais e organismos missionários, e servirá como preparação do Brasil para o 4º Congresso Missionário Americano - CAM 4 - Comla 9, marcado para 2013, em Maracaibo, na Venezuela.
Entrevistamos o presidente de honra do Congresso, dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.


Dom Pedro, o que significa celebrar um Congresso Missionário Nacional na arquidiocese de Palmas?
É difícil falar em missão e não me emocionar, melhor dizendo, sem me apaixonar. A missão é o maior encantamento do meu ministério episcopal. É a pupila dos meus olhos e a alegria do meu coração. Com esta paixão pela missão, é difícil não admitir que sediar o 3º Congresso Missionário Nacional seja um privilégio para poucas dioceses. O Brasil não tem muita tradição em Congressos Missionários, haja vista ser este apenas o terceiro. E quando uma diocese é escolhida para sediar um Congresso Missionário entre as 274 existentes, é um privilégio e uma bênção. Este Congresso é uma chuva de bênçãos para Palmas e para o Tocantins. Se este acontecesse em outra diocese, eu ficaria meio enciumado, no bom sentido, é claro. A partir dele, Palmas pode se olhar e se pensar na ótica da missão. Então, significa muito, muito mesmo, ou melhor, tudo, tudo de bom.


Continua lendo acessando ao post