domingo, 29 de abril de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI pelo Dia das Vocações

As vocações, dom do amor de Deus
Amados irmãos e irmãs!

O XLIX Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV domingo de Páscoa – 29 de Abril de 2012 –, convida-nos a reflectir sobre o tema «As vocações, dom do amor de Deus».


A fonte de todo o dom perfeito é Deus, e Deus é Amor – Deus caritas est –; «quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele» (1 Jo 4, 16). A Sagrada Escritura narra a história deste vínculo primordial de Deus com a humanidade, que antecede a própria criação. Ao escrever aos cristãos da cidade de Éfeso, São Paulo eleva um hino de gratidão e louvor ao Pai pela infinita benevolência com que predispõe, ao longo dos séculos, o cumprimento do seu desígnio universal de salvação, que é um desígnio de amor. No Filho Jesus, Ele «escolheu-nos – afirma o Apóstolo – antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em caridade na sua presença» (Ef 1, 4). Fomos amados por Deus, ainda «antes» de começarmos a existir! Movido exclusivamente pelo seu amor incondicional, «criou-nos do nada» (cf. 2 Mac 7, 28) para nos conduzir à plena comunhão consigo.
À vista da obra realizada por Deus na sua providência, o salmista exclama maravilhado: «Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, a Lua e as estrelas que Vós criastes, que é o homem para Vos lembrardes dele, o filho do homem para com ele Vos preocupardes?» (Sal 8, 4-5). Assim, a verdade profunda da nossa existência está contida neste mistério admirável: cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um acto de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31, 3). É a descoberta deste facto que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida. Numa conhecida página das Confissões, Santo Agostinho exprime, com grande intensidade, a sua descoberta de Deus, beleza suprema e supremo amor, um Deus que sempre estivera com ele e ao qual, finalmente, abria a mente e o coração para ser transformado: «Tarde Vos amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei! Vós estáveis dentro de mim, mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava; com o meu espírito deformado, precipitava-me sobre as coisas formosas que criastes. Estáveis comigo e eu não estava convosco. Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós. Chamastes-me, clamastes e rompestes a minha surdez. Brilhastes, resplandecestes e dissipastes a minha cegueira. Exalastes sobre mim o vosso perfume: aspirei-o profundamente, e agora suspiro por Vós. Saboreei-Vos e agora tenho fome e sede de Vós. Tocastes-me e agora desejo ardentemente a vossa paz» (Confissões, X, 27-38). O santo de Hipona procura, através destas imagens, descrever o mistério inefável do encontro com Deus, com o seu amor que transforma a existência inteira.


Continua...

sábado, 28 de abril de 2012

Série Sacra Música - Capela da PUC


Nota em Defesa do Meio Ambiente e contrário ao Código Florestal


O CONSELHO DE LEIGOS DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO - CLASP manifesta publicamente seu posicionamento contrário a aprovação do projeto de Código Florestal pela Câmara dos Deputados em 25 de abril de 2012.

A aprovação do relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) por parte de 274 deputados representa o maior retrocesso na legislação ambiental na história do País.

Reiteramos a manifestação da 50ª. Assembleia geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB encerrada em 26 de abril de 2012 na Arquidiocese de Aparecida contrário ao documento final aprovado que desrespeita o meio ambiente. Neste sentido continuamos a alertar todas as organizações e comunidades que “a criação geme em dores de parto” (Romanos 8,22).

O Texto Base da Campanha da Fraternidade de 2011 propõe como ação concreta aos cristãos leigos e leigas que pressionem o governo federalpara não efetivar as alterações que foram propostas no decorrer do ano passado, ao atual Código Florestal de nosso país. As alterações propostas são desastrosas. Equivaleria à abertura de uma imensa porteira para novos crimes ambientais contra a nossa já combalida natureza. A sociedade há de se unir para não permitir tal injustiça contra a nossa rica biodiversidade, que ainda não recebe o devido cuidado das autoridades competentes. (Cf. nº 212 b) /span>

Em unidade com o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável reiteramos que consideramos a inconstitucionalidade do projeto aprovado e a sua contrariedade ao interesse nacional, que trazem perversos impactos na vida de todos brasileiros,confiamos e apoiamos o compromisso da presidenta Dilma de não aceitar anistia a crimes ambientais, redução de área de preservação permanente e incentivos aos desmatamentos, o que só ocorrerá com oVETO TOTAL ao projeto aprovado na Câmara.

São Paulo, 27 de abril de 2012

Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo – CLASP


Reitere sua indignação para:

Presidente Dilma Rousseff
E-mail: gabinetepessoal@presidencia.gov.br

Ministro de Estado Sr. Gilberto Carvalho

Ministra de Estado Sra. Gleisi Helena Hoffmann
E-mail: 
casacivil@presidencia.gov.br

Curados para a Batalha


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Thalita Kum Universitário


Vigília Jovens Adoradores - Centro Vocacional Arquidiocesano



Prezados(as) Animadores(as) Vocacionais de nossa Arquidiocese de São Paulo

Queremos convidá-lo(a) para participar conosco de uma Vigilia de oração pelas Vocações.
Será um momento de oração "pedindo ao Senhor da Messe que envie mais operários para sua Messe", celebrando o dia do Bom Pastor, 4º Domingo da Páscoa, e Dia Mundial de Oração pelas Vocações, como nos pede o nosso amado
Papa Bento XVI em sua mensagem enviada a todo o Povo de Deus.
Assim, convidamos a todos(as) para juntos rezarmos pelas vocações em nossa Arquidiocese de São Paulo, no próximo dia 28 de abril, sábado, as 20h, com celebração presidida por nosso Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer,
na Paróquia da Consolação, que fica na Rua da Consolação, nº 585, próximo ao metrô República.

Contamos com sua divulgação e participação. Venha rezar conosco!

CVA - Centro Vocacional Arquidiocesano
Rua Filipe de Oliveira, 36/6º andar - Praça da Sé
01001-010  São Paulo - SP
Tel.:             (11) 3104-1795      
e-mail: cvasp@uol.com.br
www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Hospedagem a peregrinos é solicitada aos bispos


Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, ocorrerá no Rio, e dioceses do País estudam se podem colaborar

Sexta, 26 de Abril de 2012, 03h07
JOSÉ MARIA MAYRINK, ENVIADO ESPECIAL / APARECIDA (SP)
O Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que deverá reunir cerca de 2,5 milhões de participantes no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013, pediu aos bispos de todas as dioceses brasileiras, durante a Assembleia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que informem à coordenação do evento se têm condições de receber estrangeiros em suas cidades, na Semana Missionária que antecederá a reunião, antes da chegada do papa Bento XVI.

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, foi consultado sobre a possibilidade de hospedar 200 mil jovens nas dioceses da Região Metropolitana, que inclui a capital, Santo André, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes e Osasco. Além da hospedagem em casas de família e alojamentos, os bispos teriam de pensar na facilidade de transporte. Os peregrinos, como são chamados todos aqueles que se inscreverem, teriam três dias, após a Semana Missionária, para chegar ao Rio.

As inscrições se iniciarão em julho e serão feitas exclusivamente pela internet, no site rio2013.com, da JMJ. Ao se inscreverem, os jovens saberão onde serão hospedados. Os grupos serão divididos em setores linguísticos. A hospedagem será gratuita, mas quem optar por hotéis pagará a conta.

Cada um terá de pagar também a passagem de ida e volta, entre sua cidade e o Rio. Para o transporte local e refeições, os peregrinos receberão bilhete único de ônibus e metrô e tíquetes para uma rede credenciada de restaurantes e lanchonetes.

Separação. Os alojamentos em escolas, paróquias e estádios serão masculinos ou femininos, separando-se rapazes e moças, mesmo que apresentem certidões de casamento. Nas casas de família, poderão dormir juntos, se comprovarem que são casados.

Cada alojamento terá um responsável, homem ou mulher, pela obediência às normas e atendimento às necessidades dos hóspedes. O esquema foi copiado, em parte, da JMJ anterior, realizada no ano passado em Madri. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Manhã de retiro no Arsenal – sábado 28 de abril


2° RETIRO mensal de 2012 com a Fraternidade da Esperança, aberto a todos os amigos da casa. Neste período da Páscoa, venha participar desse momento de espiritualidade. O enfoque será “A Força do Ressuscitado no meio dos primeiros discípulos” emAtos dos Apóstolos. Será mais uma oportunidade de crescermos na esperança e na vontade de fazer o bem. Contamos com a sua presença.

Sábado 28 de abril, no Arsenal. Veja a programação:

9h00, Oração das Laudes (Liturgia das Horas). 
09h30, Palestra. Pe. Aldo Alves de Lima, da Paróquia São Paulo Apóstolo - Belém.
10h30, Silêncio e reflexão pessoal. 
11h15, Momento de partilha
Na oportunidade, ao meio-dia, será servido o almoço (Favor confirmar a presença). Lembramos, também, que às 17h00, teremos a celebração da Missa (Liturgia do domingo).  
Solicitamos os participantes para trazer a Bíblia. Quem quiser se preparar pode ler novamente os Atos dos Apóstolos.


Tema do retiro: “A Força do Ressuscitado no meio dos primeiros discípulos - Atos dos Apóstolos”
Organização: SERMIG – Fraternidade da Esperança
Assessoria: Pe. Aldo Alves de Lima  
Data: sábado 28 de abril de 2012
Início: 09h – Término: 12h
Local: ARSENAL DA ESPERANÇA, Rua Dr. Almeida Lima 900 (Metrô Bresser-Mooca)
Contato: 11-2292.0977 - arsenaldaesperanca@sermig.org.br

Cristoteca na Paróquia São Jenuário na Mooca - Aliança de Misericordia


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Instituto Missionário do Pime realiza acampamento juvenil - 04 à 06 de Maio




O Pime - Pontíficio Instituto das Missões ao exterior gostaria de convidar a todos os jovens missionários, ou que sentem-se chamados a missão além-fronteiras, para participar conosco em Brusque-SC, de 04 a 06 de maio, do Acampime-Acampamento vocacional. O acampamento é realizado pelo seminário filosófico do Pime, em Brusque-SC.



Confira a programação:

quinta-feira, 19 de abril de 2012

3º edição do Encontro CONTA COMIGO - SERMIG Fraternidade da Esperança





...com o intuito de compartilhar a experiência e as atividades sociais promovidas no Arsenal da Esperança e conscientizar a juventude sobre como trabalhar para um mundo melhor, com ações possíveis a todos.

Evento: 3° encontro CONTA COMIGO
Tema: FEITOS PARA GRANDES COISAS
Data: 19/05, das 9h00 às 13h00
Organização: SERMIG – Fraternidade da Esperança
Local: ARSENAL DA ESPERANÇA - Rua Dr. Almeida Lima 900 (Metrô Bresser-Mooca)
Inscrição: 1 Kg de alimento

08h30: ACOLHIDA
09h30: GRANDES SONHOS (apresentações)
10h00: PEQUENOS PASSOS (atividades)
12h00: “FOTOGRAFIA” DE UM EVENTO (partilha)
13h00: ENCERRAMENTO (e convite para novas propostas)


-- 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tarde de Formação - A juventude quer viver - 21 de abril


CNBB lança concurso para música do hino da CF 2013


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2013. A letra já foi escolhida a partir de concurso próprio e as composições para a música devem ser enviadas à CNBB até dia 25 de março de 2012.


A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)


“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.


“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.


Veja o edital do concurso para a música do hino.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Anencéfalos: lições de um julgamento

O julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a legalidade do aborto dos fetos ou bebês com anencefalia terminou como era previsível, dadas as tendências já manifestadas anteriormente por juízes do STF: aprovaram por larga maioria que o abortamento de anencéfalos, daqui por diante, será “legal” no Brasil. Assim se amplia a lista dos casos “legais” de aborto: gravidez resultante de estupro, risco de vida para a mãe e, agora, também a anencefalia. Qual será o próximo caso?

Impressionaram-me diversas questões nesse julgamento do STF. Parecia que estava em causa o julgamento da Igreja e de sua presença e ação pública na sociedade brasileira. O emprego, a meu ver, abusivo do conceito de “Estado laico”, até mesmo por juízes do STF, assustou-me. A laicidade do Estado, então, desqualifica a priori qualquer argumento que proceda de pessoas religiosas, ou representantes de organizações religiosas? Isso já parece discriminação religiosa e ainda terá muitas conseqüências; a laicidade do Estado precisa ser clareada melhor.

Continuo a me perguntar, por qual razão justificável, perante a Constituição brasileira, o STF assumiu o papel de legislador, atropelando o Congresso Nacional? No caso dos anencéfalos, de fato, não esteve em jogo a interpretação de uma lei já existente; o STF legislou, estabelecendo um novo caso de “legalidade” de aborto, antes não previsto. Foi esta a via encontrada para que grupos de interesse e pressão conseguissem mais facilmente seus intentos? Não seria também esta uma via de subversão do Estado de Direito no Brasil, justamente por conta de quem deveria ser guardião da ordem constitucional?

Impressionantes, os sofismas – afirmações falsas com aparência de verdadeiras – que tiveram livre trânsito nos “palavrosos” argumentos apresentados. Eis alguns: o anencéfalo é um “natimorto”; o anencéfalo é uma não-vida, algo indefinível; o feto ainda não é vida humana; o anencéfalo é uma “vida inviável”... Também tenho a  impressão que venceu, não o direito objetivo, mas algo que poderíamos chamar de “direito emotivo”. É muito questionável o princípio, agora estabelecido, de que pode ser suprimido e eliminado o ser humano que causar desconforto, dor, profundo sofrimento ao próximo, mesmo de forma involuntária. Qual é a culpa do pobre anencéfalo pela dor causada à mãe? Dor compreensível, que merece todos os cuidados e atenções, menos a eliminação daquele que causa essa dor... Quais serão, agora, as próximas vítimas da aplicação desse princípio? Ninguém acredite que isso valeu “só para o caso dos anecéfalos”; a jurisprudência vai aplicar as conseqüências dos princípios estabelecidos. Onde vamos parar?

Esse julgamento do STF nos deixa várias lições. Antes de tudo, continua válido o velho princípio do bom senso: nem tudo o que é “legal”, também é moral. No caso, para a moral cristã, continua valendo a Lei Maior, que é a de Deus, e que ensina: “não matarás”. O aborto de anencéfalos não será um ato moralmente bom, só porque é “legal”. Também fica muito claro que nenhuma mulher está obrigada a fazer esse, ou qualquer outro tipo de aborto. Mas é pena para o Brasil: povo acolhedor e amoroso, ele tem agora uma lei que consagra a insensibilidade diante dos indefesos e imperfeitos e afirma o direito dos mais fortes sobre os mais fracos... Não é da nossa cultura! Pena mesmo!

Publicado em O SÃO PAULO, ed. de 17.04.2012
Cardeal D.Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aberto o concurso para escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, juntamente com a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade está lançando o Concurso Nacional para o Cartaz da Campanha da Fraternidade de 2013, que terá como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Segundo o secretário executivo para a Campanha para a Fraternidade da CNBB, padre Luiz Carlos Dias, e a assessora da Comissão para a Comunicação, irmã Élide Maria Fogolari, a Campanha tem como objetivo refletir a realidade das juventudes no contexto atual “marcado pela tecnologia e a cultura midiática”, mas também por “desigualdades e situações de violência, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”.
No cartaz deverá conter, além da figura criada, os seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2013”; “Fraternidade e Juventude” e “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
O material deverá ser enviando para a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, na sede da CNBB, em Brasília (SE/SUL, Quadra 801, Conjunto B / CEP 70200-014), até o dia 10/05/2012. Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todo o país.


Relatório da Reunião do Setor Juventude – Arquidiocese de São Paulo realizada em 14 de abril de 2012


Local: Centro Pastoral São José - Região Belém

Pauta da reunião:
1.      Oração
2.      Avaliação do Retiro Espiritual – 10 de março
3.      Celebração de Pentecostes
4.      Ação missionária envolvendo a juventude – julho
5.      Corpus Christi
6.      Semana Missionária (Pré-jornada)
7.      DNJ
8.      Outros...
9.      Oração final

A reunião foi iniciada por uma oração conduzida pelo Pe. Renato Cangianelli. Em seguida, fizemos uma apresentação dos presentes. Dom Tarcísio abriu a reunião, apresentando a pauta. 

Para conhecer os conteúdos pode acessar o post.

sábado, 14 de abril de 2012

PROJETO MISSIONÁRIO 2012 DO SETOR JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO



Queridos amigo do Setor Juventude,
Nos estamos preparando para acolher os jovens da Jornada Mundial da Juventude de 2013 e da Jornada Missionária das Dioceses. 


Você ainda não apresentou o projeto da tua pastoral o do teu movimento para a Missão de julho do Setor? Não se preocupe, ainda dá tempo! 


Os projetos serão apresentados aos jovens de São Paulo na celebração de pentecoste no dia 27 de maio, por isso temos ainda alguns dias para apresentar projetos bonitos.


Não perca esta ocasião de oferecer aos jovens da cidade uma experiência bonita de missão!




















PROJETO "CATÓLICOS EM MISSÃO" 2011 - PRAÇA SILVIO ROMERO da RCC - Ministério Jovem


Continuando neste post vai encontrar a carta convite de Dom 
Tarcísio que explica bem da iniciativa e as indicações para apresentar o projeto.



quinta-feira, 12 de abril de 2012

PROJETO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA AS JUVENTUDES DA CONGREGAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS SERVAS DO ESPÍRITO SANTO

Como vão vocês, amigos ? !

Nossa primeira reunião do ano foi muito gostosa e produtiva. Muito obrigado !

As idéias para a divulgação da formação missionária para os jovens foram muito interessantes, sobretudo quanto à produção de vídeos para este fim.

Já postamos no blog do projeto três conteúdos:

1. O Cronograma para 2012.

2. O Plano de ação.

3. O relatório da reunião da Equipe de Apoio (de 17/03/2012).


Além disso, informamos a seguir as datas, os horários e o local das próximas reuniões:


- Dia 14/04/12 - Reunião da Equipe de Apoio do projeto com jovens; às 14:30 horas;


- Dia 19/05/12 - Reunião da Equipe de Apoio do projeto com jovens; às 14:00 horas; e


- Dia 16/06/12 - Reunião da Equipe de Apoio do projeto com jovens; às 14:00 horas.



As reuniões serão realizadas no Colégio Espírito Santo, localizado na Rua Tuiutí, 1442, tatuapé. A entrada não será pelo portão principal do colégio, mas sim pela FACULDADE, que fica em frente à saída do Shopping Boulevard. É só ir até o metrô Tatuapé e passar na catraca, em direção ao Shopping Boulevard; entrando pelo Shopping e saindo pela rua do colégio, sendo que bem em frente está a entrada da faculdade.


Por fim, lembro que todas as informações do projeto podem ser acessadas no nosso blog:

juventudeprotagonistabr.blogspot.com

Fortes abraços a todos e fiquem com DEUS !

Vinicius."

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Próxima reunião do Setor Juventude - Sábado 14 de Abril


Prezados amigos e amigas!
 
Feliz Páscoa!
 
Sob o acompanhamento de Dom Tarcísio Scaramussa, sdb, nosso bispo referencial, convidamos a todos para a próxima reunião do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, que acontecerá:
 
No próximo sábado, 14 de abril;
- Das 9h às 11h;
- No Centro Pastoral São José - Avenida Álvaro Ramos, 366 - estação "Belém" do metrô - fone: 2693-0287
 
Previsão de pauta:
- Oração de abertura
- Avaliação do Retiro Espiritual do Setor Juventude
- Ações Missionárias envolvendo a juventude - mês de julho
- Celebração de Pentecostes - 27 de maio
- Semana Missionária (Pré-jornadas na Arquidiocese de São Paulo - julho 2013)
- Celebração de Corpus Christi na Arquidiocese de São Paulo
- DNJ - Dia Nacional da Juventude - 11 de novembro
- Outros...
 
 
Contamos com a sua presença e de seu grupo. Não deixem de comparecer!
 
Um grande abraço,
 
Equipe de Animação
Setor Juventude
Arquidiocese de São Paulo

Comunidade de Vida e Aliança - Comunidade Shalom