segunda-feira, 30 de maio de 2011

CARTA DE DOM TARCÍSIO SCARAMUSSA - AÇÃO MISSÍONARIA JUNTO AOS JOVENS

Missão Belém
Projeto missionário na “rua”










“Os Pobres são Evangelizados”

Missão Belém
Projeto Missionário Setor Juventude
Arquidiocese de São Paulo




* Título do Nosso Projeto Missionário:
Missão de Rua

* Objetivo
Evangelizar, levar a palavra de Deus aos corações sofridos e perdidos nas ruas, proporcionar um encontro vivo e pessoal com Deus, estar junto aos irmãos motivando-os a sair das ruas e vir para nossas casas ou outras casas que proporcionem a eles uma autentica “Restauração”.

*Público Alvo
Irmãos Moradores de Rua (Homens, mulheres, meninos de rua, idosos ... todos que estão perdidos nos infernos desse mundo).

*Perfil dos Jovens Missionários para se engajarem
Maiores de 18 anos (com documentos), que desejam viver profundamente essa experiência de Missão e estejam disposto a partilhar em tudo a vida dos irmãos de rua. O autentico missionário é aquele que vive junto ao povo que evangeliza e não somente vai visitá-lo de vez em quando. Por isso que passaremos os dias de missão nas rua direto, sem regressar para casa nenhuma. Inclusive dormiremos junto com os irmãos de rua, nas calçadas e nas praças onde eles estão.

*Formação para a Missão
A partir do dia 08 de julho às 20h00 até dia 10 de julho à noite:
Esse período formativo é imprescindível para participação na Missão.
Os temas abordados:
- apresentação da realidade da rua e do perfil dos moradores de rua
- reflexão sobre a dimensão interior de um morador de rua
- reflexão a partir do Evangelho para entender o que Jesus nos pede diante dessa situação: “Eu tive fome, estava nu, preso, desabrigado e tu me acolheste...”
- Preparação prática para a Missão

Obs : para participar bem da missão, só poderão participar aqueles que participarem da formação, a única exceção que pode ser aberta é para aqueles que não tiverem disponibilidade em participar na sexta irem no sábado (até às 8:00 hs).

Local: Rua Nelson Cruz n10 Belenzinho SP.
Os responsáveis pela missão rua serão os missionários que já vivem constantemente essa experiência.

* Tempo de Duração da Missão
Início dia 08 de julho de 2011 ( com formação ) , até o dia 10/7,
Na quinta feira dia 14/7, pararemos na parte da manhã para Oração e formação. A missão continua na parte da tarde e vai até o dia 21/7. Nesse mesmo dia nos encaminharemos para as casas de acolhida da Missão Belém, onde acontecerá o retiro Kerigmatico “JE-SHUÁ”, com o encerramento dia 24/7 de 2011 às 18hs.

* Detalhamento da Missão:
Buscaremos alcançar os seguintes pontos pontos – praça do Correio / Vale do Anhangabaú / Praça da República / Viaduto do Chá / Cracolândia / Praça da Sé e alguns pontos de prostituição do centro.
- Pastoral de Rua: Roda durante o dia (8h00 as 21h00) e à noite dorme com os irmãos de rua
- Pastoral Maria Madalena (prostitutas e travesti) –roda de madrugada (Consolação) Augusta
- Pastora das crianças: se dedica exclusivamente aos meninos de rua proporcionando brincadeiras, danças, festas... para atingir os coraçõeszinhos dos nossos pequeninos e cativá-los.

Nos encontraremos, nas ruas todos os dia na parte da manhã, às 7hs, para oração do Santo Terço, a meditação da Palavra de Deus e a organização prática das equipes.

* Infra-estrutura
A exemplo de nossos queridos irmãos mais pobres viveremos um total abandono nas mãos da providencia Divina.
Os missionários participantes desta missão de rua só deverão levar:
-2 cobertores (possivelmente “sapeca neguinho”, que são os cobertores que nossos irmãos de rua usam, dentro de um saco de lixo),
-Uma troca de roupa,
-Material de higiene pessoal.

* Custo Financeiro
Essa missão é totalmente sem custos, pedimos porém que os participantes tragam algum alimento para os dias de preparação da missão.

* Frutos dessa atividade missionária
Os frutos dessa missão de rua inúmeros Graças a Deus, mais de 20 missões trouxeram para as nossas casas
- 13.000 pessoas para se restuararem:
- Foram iniciadas 85 casas de acolhidas para crianças, jovens, adultos, velhos, doentes, homens e mulheres
- Nesse momento os acolhidos são 1200.
- 3 missionarios que sairam das ruas e decidiram consagrar sua vida a Deus.

*Responsáveis pelo Projeto
Ir.Myrna Sas Ir.Gilson Frank Reis.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MISSÕES JOVENS EM SÃO PAULO NO MÊS DE JULHO


Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)
Inspirados pela XXVI Jornada Mundial da Juventude

PARTICIPE CONOSCO!

Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, (JMJ) que acontecerá de 16 a 21 de agosto, em Madrid – Espanha, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo convida você a participar de um ou mais projetos de Missão Jovem que serão realizados no mês de julho de 2011.

São várias e diferentes propostas de ações missionárias coordenadas por Pastorais, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades que integram o Setor Juventude de nossa Arquidiocese. Este projeto de Ação Missionária do Setor Juventude é um dos frutos da Oficina Arquidiocesana do I Congresso de Leigos, “Vida e Missão junto à juventude”, realizada em 26/09/2010, no Colégio São Luís. 


Em seu encontro com a juventude do Brasil, em 10 de maio de 2007, no Estádio do Pacaembu, São Paulo, o Papa Bento XVI exortou os jovens à Missão:

Meu apelo de hoje, a vós, jovens que viestes a este encontro, é que não desperdiceis vossa juventude. Não tenteis fugir dela. Vivei-a intensamente. Consagrai-a aos elevados ideais de fé e da solidariedade humana”.

Faça a sua escolha e experimente a alegria de ser discípulo-missionário de Jesus Cristo na cidade de São Paulo.

A seguir, uma breve apresentação das várias propostas de Missões Jovens. O detalhamento das propostas está no Portal da Arquidiocese de São Paulo na Internet: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br ou no Blog do Setor Juventude: www.setorjuventudesp.blogspot.com. Inscreva-se já!


Breve descrição das propostas de Ações Missionárias:

1) Missionárias Seculares Scalabrinianas – “Enraizados em Cristo: caminhando ao encontro do outro, testemunhas de comunhão entre os povos”.

Missão junto aos migrantes (internos e estrangeiros) e refugiados de diferentes nacionalidades, que vivem em São Paulo, vindos em busca de trabalho ou estudo, ou por motivos de conflitos, perseguições ou desastres naturais em seus países de origem.

Duração da Missão: de 16 a 24 de julho, com a possibilidade de participar todos os dias (de 16 a 24), ou apenas nos finais de semana (16,17 / 23,24 de julho).

Local: Casa do Migrante e Centro Internacional para Jovens – Scalabrini (região central da cidade). Informações: E-mail: saopaulo@scala-mss.net – Fones: 3208-0872 / 3399-2231.

Veja o projeto detalhado



2) Comunidade Emanuel – “Noite de evangelização e misericórdia”

Após a experiência de um rico e profundo momento de oração e formação, os jovens serão convidados a sair em missão. Tradicionalmente, a Comunidade Emanuel realiza as suas evangelizações de rua, em que vamos ao encontro das pessoas que estão em trânsito pelas ruas da cidade, para uma conversa amiga e fraterna, onde escutamos e partilhamos de suas aflições, alegrias, questionamentos, etc. e também a Missão Madalena, aonde vamos ao encontro de mulheres e travestis que se encontram em situação de prostituição, também para partilhar de seus sofrimentos e rezamos com eles e por eles.

Data da Missão: 23 de julho, sábado, das 17h às 21h.

Local: Santuário São Judas Tadeu e Avenida Indianópolis (zona sul da cidade). Informações: Clerison Prudente - E-mail: csprudente@gmail.com




3) Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica – Projeto “Católicos em Missão”
Atendendo ao envio de Jesus Cristo e ao apelo da Igreja que, através do Documento de Aparecida, nos convoca a sermos “Discípulos-missionários de Jesus Cristo”, os jovens participarão de um momento anterior de oração e formação, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro do Tatuapé, Região Episcopal Belém, saindo depois em missão para residências, ruas, comércios e praças. No final haverá um show de evangelização em praça pública com música, dança, pregação da Palavra de Deus, Orações e Testemunhos.

Data da Missão: 30 de julho, das 14h às 21h20.

Local: Praça Sílvio Romero, bairro do Tatuapé (zona leste da cidade). Informações: Wescley. Fone: 7236-2536. E-mail: wescley32@hotmail.com

4) Pastoral da Juventude – Projeto “Juventude enraizada na missão de Cristo”. Lema: “Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão”.

Buscando despertar o ardor missionário da juventude, a Pastoral da Juventude convida ao conhecimento da realidade do Jardim São Francisco, bairro da zona leste de São Paulo. No sábado, 16/07, os jovens participarão de momentos de formação, partilha de experiências, Missa e Noite Cultural. No domingo, 17/07, os jovens sairão em missão pelo bairro, através de visitas a famílias desestruturadas, jovens sem perspectiva de mudanças em suas vidas e outras pessoas que estão afastadas ou que nunca participaram da comunidade.

Data da Missão: 23 e 24 de julho.

Local: Área Pastoral São Francisco de Assis e Nossa Senhora Aparecida – Setor Conquista – Região Episcopal Belém. Informações: Eder Lucena – E-mail: ederlucena@pjsp.org.br ou Carolina Fonseca – E-mail: carol@pjsp.org.br



5) Arsenal da Esperança – “Missão Floresta que Cresce: experiência de fraternidade e restituição”.

Há 15 anos, o Arsenal da Esperança recebe diariamente 1200 homens que se encontram em dificuldades, devido, na maioria das vezes, à falta de trabalho, moradia, alimentação, saúde e família. A Fraternidade da Esperança convida os jovens a transformar seu tempo, sonhos e capacidades em atos concretos de solidariedade, justiça e reconciliação, atuando em várias áreas da casa: na acolhida, bazar, biblioteca, lavanderia, participando nos momentos de oração diária e semanal, na Liturgia das Horas, com os acolhidos da casa, voluntários e amigos que querem crescer juntos, em unidade, vivendo em comunidade, com a opção de pernoitar no Arsenal, no espaço destino à acolhida dos voluntários ou em suas próprias residências, voltando ao Arsenal na parte da manhã.

Data da missão: de 11 a 23 de julho, ou a combinar.

Local: Arsenal da Esperança Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô. Informações: Lorenzo – fone: 2292-0977 – E-mail: arsenalesperanca@sermig.org.br
6) Comunidade Aliança de Misericórdia – “Acampamento para Jovens Thalita Kum”. Lema: “Jovens é vosso turno ser sentinelas da manhã”.

O Acampamento “Thalita Kum” é um encontro de evangelização de jovens para jovens e, desde o início tem aproximado muitas pessoas de Deus e da Igreja. É um encontro querigmático que tem a força do anúncio no lema: “Jovem levanta-te!”. Este encontro tem duração de três dias, ajudando os jovens a experimentarem o amor de Deus em suas vidas, através de palestras, dinâmicas e testemunhos. Depois do encontro, os jovens são convidados a participarem de uma caminhada de formação que será transformada em Missão concreta dos dias 10 a 18 de dezembro em São Paulo, em diversas atividades de evangelização.

Data do Acampamento: 22 a 24 de julho.

Local: Sítio Botuquara, na zona norte de São Paulo. Os jovens trarão as próprias barracas e ficarão alojados pelo terreno. Os jovens e outros participantes que não podem dormir em barracas são alojados nas casas dos missionários. Informações: Leandro Rafael – fone: 8612-9675 ou Elaine Clara – fone: 8612-9742. E-mail: leandromisericordia@hotmail.com



7) Comunidade Católica Shalom – “Enraizados em Cristo rumo à Nova Evangelização, anunciando o Shalom do Pai”

Esta proposta pretende levar os jovens a uma profunda experiência com a Nova Evangelização, anunciando explicitamente a Pessoa de Jesus Cristo e proporcionando aos jovens experiências práticas para saber evangelizar nas mais diversas situações apresentadas no seu cotidiano. Os jovens atingirão outros jovens, as famílias e os pobres, em três etapas:

  1. Cursos de Formação para evangelizadores, nos dias 18 e 20 de julho, das 20h às 22h, no Centro Católico Shalom – Rua Diana, 353 – Perdizes – fone: 3853-1782;

  1. Vigília de Evangelização no dia 21 de julho, colocando em prática a formação recebida;

  1. Participação no Encontro “Caia na Real” em uma casa de retiros, com manhã de lazer, refeições, tardes de aprofundamento e noite temática.

Para maiores informações: Daniela Rodrigues – fones: 6735-6325 / 8493-3559 ou João Henrique – fone: 8048-5695 ou Glória Beatriz – fone: 3853-1782.
8) Comunidade Canção Nova – Kairós para Jovens – “Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)

Este projeto deseja proporcionar aos jovens e suas famílias o encontro pessoal com Jesus Cristo e uma experiência com o Espírito Santo, ensinamento cristão e doutrinário, aconselhamento, formação e conteúdos de evangelização. Pretende atingir jovens de famílias que participam ou não da Igreja. Os missionários da Canção Nova ministrarão palestras e realizando atendimentos e “workshops” Na programação constam: cânticos de louvor e animação, pregação da Palavra, adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção do Santíssimo e Santa Missa de Encerramento. Durante o evento, acontecerão 3 oficinas temáticas: Namoro – sexualidade e afetividade; Espiritualidade e Perseverança Cristã.

O evento será no dia 3 de julho, domingo, na Catedral Maronita Nossa Senhora do Líbano. Rua Tamandaré, 355 – Liberdade – São Paulo.

Maiores informações: E-mail: promocaosp@cancaonova.com – A/C: Maria das Graças Lourenço – missionária Canção Nova.

Veja o projeto detalhado


9) Missão Belém – Projeto na rua – “Os pobres são evangelizados”


A Missão Belém deseja com este projeto missionário levar a Palavra de Deus aos corações sofridos e perdidos nas ruas, proporcionando um encontro vivo e pessoal com Deus, estando junto aos irmãos, motivando-os a sair das ruas e virem para as casas da Missão Belém ou outras que proporcionem a eles uma autêntica “Restauração”.

Este projeto é destinado a jovem a partir de 18 anos que tenham disposição a partilhar em tudo a vida dos irmãos de rua. Esta missão requer passar os dias da Missão na rua, direto, sem regressar para casa nenhuma. A proposta é, inclusive, dormir junto com os irmãos de rua, em calçadas e nas praças onde eles estão.

A Missão prevê uma formação específica que acontecerá de 8/07 até 10/07 à noite, para a preparação. Na 5ª feira, 14/07, a experiência será iniciada, durante até 24/07, com o retiro querigmático “JE-SHUÁ”.

Maiores informações: Ir. Myrna Sas e Ir. Gilson Frank Reis.
Rua Nelson Cruz, 10- Belenzinho.


Veja o projeto detalhado

 
Sois os jovens da Igreja. Por isso Eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens. Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor, encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos com plena possibilidade de realizar-se. Que também eles e elas descubram os caminhos seguros dos mandamentos e por eles cheguem até Deus”.
(Papa Bento XVI. Mensagem aos Jovens no Estádio do Pacaembu. São Paulo, 10/05/2007).


Maiores informações:
Setor Juventude da Arquidiocese da Arquidiocese de São Paulo


JOVENS, VAMOS A MADRID?



Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude de Madrid, de 16 a 21 de agosto próximo. Nos dias precedentes, haverá a Pré-Jornada, durante a qual jovens de todas as partes do mundo serão acolhidos nas dioceses da Espanha e, ali, terão seus encontros e missões com os jovens da própria Espanha.

Prevê-se uma grande movimentação de jovens, que seguirão para Madrid, onde também terão o encontro com o Papa Bento XVI. A organização desse grande evento está na responsabilidade do Pontifício Conselho para os Leigos, mas contará muito com o apoio da Conferência Episcopal espanhola e com as organizações dos jovens espanhóis. Mais de 10 mil jovens do Brasil já estão com o passaporte pronto para viajar para a Espanha; e também mais de 60 bispos!

As Jornadas, iniciadas pelo Papa João Paulo II, têm o objetivo de estabelecer uma nova interação da Igreja com a Juventude; certamente, isso tem sido alcançado em boa parte, mas ainda há muito por fazer, quer porque os jovens evoluem e os protagonistas são sempre novos, quer porque a grande massa dos jovens ainda não está envolvida nas iniciativas pastorais da Igreja.

Ninguém duvida da importância fundamental da evangelização da juventude para que as novas gerações possam ser iniciadas na experiência do encontro com Cristo e na vivência da fé cristã e eclesial. As Jornadas criam boas oportunidades para verdadeiros “mutirões” de evangelização da juventude e seria pena não tirar todo o proveito dessa ocasião ímpar para o envolvimento dos jovens com a Igreja.

O Papa Bento XVI escolheu um belo tema para a próxima Jornada: “Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf Cl 2,7). O tema faz referência a uma passagem da Carta de S.Paulo aos Colossenses, na qual o Apóstolo, depois de falar das suas lutas e fadigas, como missionário do Evangelho, encoraja a comunidade, que recebe a carta para, a ficar firme naquilo que aprendeu do Evangelho: “Todos sejam encorajados, unidos no amor, para alcançar a riqueza do pleno entendimento e o conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. E exorta, que ninguém se deixe levar “por discursos enganadores”.

A advertência de Paulo aos Colossenses tinha um motivo: Naquela comunidade cristã tinham se infiltrado falsos “pregadores” e “mestres”, que apresentavam teorias esotéricas e da mitologia e cosmologia grega sobre diversas divindades e forças cósmicas a governar a vida dos homens... Pretendiam também apresentar novas “revelações” e novos “conhecimentos” sobre Deus, ainda não manifestados... E os cristãos começavam a vacilar na fé. A toda hora, esses “mestres” aparecem também em nossos dias e levam consigo pouco firmes na fé. Ainda há poucos dias, fora do Brasil, alguém anunciava o dia e a hora exatas do “fim do mundo”... Errou de novo! Já o próprio Jesus ensinou que “ninguém sabe o dia e a hora, mas somente Deus”; e advertiu contra os enganadores e falsos profetas (cf Mt 24,3-8). A lição ainda não foi aprendida!

O texto de São Paulo continua e pede que os cristãos, “tendo acolhido Cristo, continuem caminhando com ele”. De fato, não basta ter tido um encontro fugaz com ele e, depois, ir atrás de outros mestres, ou continuar pela vida afora como se Cristo nada significasse. “Continuem caminhando com ele”, exorta Paulo, indicando que a vida cristã se expressa como “discipulado”, com Cristo, nos eu caminho, atrás dele. A CNBB destaca isso nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015). São Paulo usa ainda outras expressões semelhantes para dizer a mesma coisa: Viver “com” Cristo, “por” Cristo, “em” Cristo. Tudo isso coloca em evidência mais uma vez que a fé cristã, antes de ser adesão a um ensino e doutrina, é adesão firme a uma pessoa: a Jesus Cristo, Filho de Deus.

No texto proposto pelo Papa para a Jornada Mundial da Juventude toma como referência estas indicações muito expressivas de São Paulo: “Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé, tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças. Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento” (Cl 2,7-8). Quantos se deixam desviar da fé cristã, com tanta facilidade, “por qualquer vento de doutrina”, como folhas levadas pelo vento, planta sem raiz, casa construída sobre a areia...

A feliz escolha do tema da Jornada vai proporcionar uma reflexão importante para jovens e não-jovens sobre a nossa ligação e relação constante com Cristo (“enraizados” nele”); sobre o fundamento da nossa fé e vida cristã (“edificados” sobre ele); e sobre a necessária firmeza na fé, para não vacilar diante das mil dificuldades do caminho (“firmes na fé, como vos foi ensinada”).
 Card. Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Publicado em O SÃO PAULO, ed de 17.05.2011

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CARTA CONVITE



Projeto: “Católicos em Missão”

QUEM SOMOS ?
O projeto “CATÓLICOS EM MISSÃO” é uma iniciativa do Ministério 

Jovem da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo 

que visa formar os jovens e encaminhá-los para atividades Missionárias.
 
OBJETIVO PRINCIPAL DA MISSÃO:
Atender ao envio de Jesus Cristo e ao apelo da Igreja que através do 

Documento de Aparecida nos  convoca a sermos  

Discípulos Missionários de Jesus Cristo
Marcos 16, 15 e Atos 1,8

Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai –os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos’”. (Mt 28, 18-20)

Não temos outro tesouro a não ser este. Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito Santo de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – o seu serviço! – que a Igreja deve oferecer às pessoas e nações” (Doc. de Aparecida, n° 14).
- Levar as pessoas a terem um encontro pessoal com DEUS.
- Encaminhar as pessoas que estavam afastadas ou desanimadas para Igreja e para o grupo de Oração ou Show de evangelização em praça pública e para o Grupo de Oração ou Grupo de Oração Jovem da paróquia.
Seguência: Formação – Missão – Grupo de Oração ou Show de evangelização em praça pública.


O que é e porque evangelizar?
  • Evangelizar é prestar ao mundo um serviço de salvação”– João Paulo ll.
  • Para transformar o mundo é preciso evangelizar, e para evangelizar é preciso formar evangelizadores.
  • A “grande missão” é o mandamento mais importante de Cristo ressuscitado: Evangelizar e fazer discípulos ( cf. Mt 28,18-19)
  • Ordem: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura’’. ( Mc. 16,16)
  • Mt 28,20: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
  • Evangelizar sobre a rocha firme do querigma.
Estrutura Física
  1. 02 Mil Panfletos com endereço da Paróquia próxima ao local de evangelização com dias e horários de missa, do Grupo de Oração e Grupo de Oração Jovem, com mensagem e versículo bíblico.
  2. Local para Formação (Salão Paroquial)
  3. Lanche para os missionários
  4. Instrumentos Musicais, caixas de Som e Microfones
  5. Púlpito para colocar a Palavra de Deus.
  6. Mesa com imagem de Nossa Senhora e cadeiras.
 Organização de equipes
Teremos 03 equipes:
1° - Equipe de Animação: (Jovens tocando instrumentos musicais, cantando, dançando, batendo palmas e todos que tenham o dom da animação)
2° - Equipe de Evangelização: (Jovens que irão abordar as pessoas nas ruas, comércios, casas e praças anunciando o querigma e entregando panfletos com endereço da paróquia, dias e horários de missa e dos grupos de oração jovem e misto.
3° - Equipe de organização: (Organizar o local da Formação, o lanche e o local que acontecerá o grupo ou Show de Evangelização na Praça, Ministério de Música, ligar o Som (instrumentos e Microfones), cadeiras, mesa com Nossa Senhora e púlpito para Pregação).
Dentro destas equipes, devem existir pessoas responsáveis por diferentes funções como:
01 Coordenador (Líder da equipe) - Para dar os direcionamentos, manter a organização e solucionar problemas.
01 Orientador (Pessoa que conhece a Igreja e o bairro)
01 Intercessor (Esteja em oração constantemente pela equipe e pelo encontro)
OBSERVAÇÃO 1: O Projeto “Católicos em Missão” deverá ser aplicado em um feriado, Sábado ou Domingo.
OBSERVAÇÃO 2: Enquanto está acontecendo o Grupo de Oração ou Show de Evangelização na praça os Missionários continuam evangelizando, entregando panfletos e convidando as pessoas para participarem do evento, da Paróquia e dos grupos de Oração Jovem e Misto.
OBSERVAÇÃO 3: O projeto pode ser aplicado em escolas, universidades, parques ou nas ruas, casas e praças.

 Cronograma da missão:
14:00hs às 17:00hs – Acolhida, Formação, Oração e Lanche.
17:00hs às 19:00hs Missão de Evangelização (Nas casas, ruas, comércios e praças)
19:00hs às 21:00hs – Grupo de Oração ou Show de Evangelização em praça pública com Ministério de Música, Ministério de dança, Pregação da Palavra, Oração e testemunho).
21:00hs às 21:20hs – Agradecimento, convite para participar da Igreja e divulgação do Grupo de Oração, Grupo de Oração Jovem e encerramento.

FORMAÇÃO DE COMO ANUNCIAR O QUERIGMA
1.    Querigma  - [Do grego, proclamação, mensagem, pregação]
- É a proclamação ousada de Cristo crucificado, morto e ressuscitado;
- É cheia de vibração, alegria, porque passa primeiro pela vida do que anuncia;
Diferente de catequese: querigma é sino que bate, enquanto catequese é o ressoar deste sino;
- Querigma  no Documento de Aparecida: “ O querigma não é somente uma etapa, mas é o fio condutor de um processo que cumina na maturidade do discípulo de Jesus Cristo. Sem o querigma os demais aspectos deste processo estão condenados a esterilidade, sem corações verdadeiramente convertidos ao Senhor. Só a partir do querigma que acontece a possibilidade de uma iniciação a uma vida na igreja. Por isso a igreja precisa tê-lo presente em todas as ações”
Querigma” é a revelação da verdade de Cristo. É evangelizar, converter e apresentar Jesus a todos que ainda não o viram ou, mesmo, a aqueles que o conhecem apenas historicamente, é fazer o primeiro anúncio da boa nova de Cristo. Para alcançar este fim, o querigma possui um tronco de temáticas fundamentais que auxiliam nesse anúncio de forma pedagógica.
O Querigma busca mostrar que o amor de DEUS, dado a nós e pelo qual buscamos sem medida, é o maior mandamento e é ele que leva as pessoas a Santíssima Trindade. Mas temos algo que nos afasta deste amor, o pecado. Para estar próximos deste amor em vida e por toda a eternidade, devemos buscar a salvação que nos é ofertada; para tanto, contamos com meios como a Fé, a conversão, o Espírito Santo e seus dons e a comunidade. Vejamos a seguir.
 A seguir, iremos apresentar os aspectos essenciais, de forma breve e sintética, do que vem a ser uma proposta de evangelização baseada no anúncio querigmático.

EVANGELIZAÇÃO 
A evangelização deve se dar basicamente de três formas: Profética, Sacerdotal, e por meio da palavra vivida. A evangelização profética consiste no próprio anúncio verbal das verdades do evangelho; a evangelização sacerdotal consiste naquela vivida por meio da sagrada liturgia, que é considerada o ápice da vida cristã, em que participamos do próprio sacrifício de Cristo, atualizado e perpetuado em cada eucaristia celebrada no mundo; a terceira forma consiste na palavra, que uma vez assumida pelo evangelizador, se torna vida em sua própria vida, permitindo assim que seja instaurado no mundo o reino de Deus.
A evangelização que iremos realizar ao longo do “CATÓLICOS EM MISSÃO” é a evangelização profética, pois iremos anunciar a mensagem evangélica em poucos minutos para uma grande quantidade de pessoas. Há, entretanto, duas formas de evangelização profética: a catequese e o querigma, que são, ao mesmo tempo diferentes e interdependentes entre si, como veremos a seguir.

QUERIGMA X CATEQUESE
            O querigma consiste, basicamente, no anúncio fundamental, o anúncio da boa nova nos dada em Jesus Cristo, que tem como objetivo levar a pessoa a um encontro pessoal com Ele, iniciando-a no seguimento cristão. A catequese consiste em um ensino progressivo da fé, que visa levar a pessoa a um crescimento no seguimento de Jesus Cristo.
Enumeramos alguns aspectos gerais das duas formas de evangelização, evidenciando a diferença e a importância de ambas, conforme a tabela abaixo: 
   

QUERIGMA
CATEQUESE
Etimologia
PALAVRA GREGA
Proclamar, gritar
GREGA guardar, reter.
Objetivo
Nascer de novo. Ter vida.
Crescer em Cristo. Ter vida em abundância.
Conteúdo
Jesus: Morto, Salvador
Ressuscitado, Senhor
Glorificado, Messias.

Doutrina da Fé, Moral,
Dogma, Bíblia, etc.
Método
Proclama-se Jesus como a
Boa Nova.
Dirige-se, principalmente,
à vontade.
- Testemunho pessoal

Ensina-se ordenada e progressivamente.
Dirige-se, principalmente, ao entendimento.
- Fé da Igreja toda.
Agente
Evangelizador - Testemunha cheia do Espírito Santo. Catequista - mestre cheio do Espírito Santo
Metas
Encontro pessoal com Jesus, Pela fé e pela conversão, proclamação de Jesus como Salvador e Senhor.
Encontro com o Corpo de Cristo: A comunidade Santidade do povo de Deus.

Resposta
Resposta pessoal:
- Meu Salvador.
- Meu Senhor.
- Meu Messias.

Resposta comunitária:
- Nosso Salvador.
- Nosso Senhor.
- Nosso Messias e Mestre.
Tempo
Hoje.
A partir de Hoje.
                                     
Deve ficar claro que vamos levar o querigma e não a catequese. Neste 1º momento não devemos ensinar ou discutir sobre doutrina.

OBS: Acontecerão muitos questionamentos sobre doutrina durante a evangelização.
Como responder?
Ex: - Meu irmão, eu não estou aqui para discutir sobre doutrina, ou Igreja, ou Padre, eu vim trazer a você uma mensagem de amor de Deus.
- Hoje a minha missão é anunciar a você Jesus.

- Frisar os 6 temas que compõe o querigma: Amor de Deus; Pecado; Salvação; Fé e Conversão; Espírito Santo; Comunidade.

Neste momento, a intenção é proclamar para um grande número de pessoas a grande verdade do anúncio fundamental: O homem é amado por Deus !!!
  
PASSOS DO QUERIGMA
Basicamente, o anúncio do querigma está dividido em 6 temas fundamentais:
  1. O amor de Deus: Deus nos ama incondicionalmente, não porque somos bons, mas porque Ele é bom.
  2. O pecado: Não podemos nos salvar por nós mesmos. Somos, portanto, convidados a reconhecer o nosso pecado diante de Deus.
  3. Jesus Salvador: Como única e verdadeira solução, Jesus já nos salvou, por sua paixão, morte e ressurreição.
  4. Fé e conversão: Pela fé, podemos aceitar o dom da salvação – basta crermos, abrirmos o coração e aceitarmos Jesus como único Senhor e Salvador de nossas vidas, renunciando a qualquer outro “salvador” ou forma de Salvação.
  5. O dom do Espírito Santo: É para nós a promessa! Jesus enviou o dom do Espírito Santo, por meio do qual podemos reconhecê-lo como Senhor.
  6. A comunidade: Jesus está no irmão. A experiência com Jesus nos leva ao encontro do irmão, levando-nos à inserção junto à comunidade cristã, e o início de um caminho de seguimento dos ensinamentos de Cristo.
  
QUERIGMA HOJE
Nos tempos atuais, diante da realidade vivida em nossa sociedade, marcada pela multiplicidade de informações e mensagens, propõe-se um anúncio querigmático que precisa ser atual, direto e concatenado, objetivando que os homens encontrem a salvação.
É atual, isto é, anunciado a partir do hoje de nossas vidas; direto, pois não se trata de um anúncio impessoal e abstrato; concatenado, pois os temas abordados devem estar interrelacionados e seguirem uma sequência lógica, para não confundir a pessoa abordada, como no exemplo a seguir: Deus nos ama, mas nossos pecados nos impedem de senti-lo. Entretanto, Ele já nos perdoou e libertou pela morte e ressurreição de Cristo Jesus. A única coisa que eu e você devemos fazer é crermos e nos converter, a fim de recebermos Seu amor, que é o Espírito Santo, e assim possamos viver na família de Deus, a comunidade cristã.
IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO
O centro do anúncio é o testemunho, pois se podem questionar idéias, mas não as nossas vivências. Nele, manifesta-se o que o Senhor realizou em nossas vidas. (Mc 5, 19). Além disso, é preciso não somente dar testemunho, mas também ser testemunha com a própria vida. É preciso que o testemunho seja ABC – Alegre, Breve e Cristocêntrico.
  1. Alegre - A alegria é o primeiro sinal de quem encontrou um tesouro escondido, afinal, “a alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8, 10).
  2. Breve – É preciso centrar-se naquilo que possui ligação direta com a conversão, pois relatos longos são cansativos.
  3. Cristocêntrico – Naturalmente, deve ser centrado em Cristo, em sua pessoa, em sua obra. É muito importante que o missionário valorize o seu próprio testemunho, ainda que este não traga situações e experiências aparentemente grandiosas e extraordinárias.
 OBS: O MELHOR TESTEMUNHO É O DE CADA UM.
OS TRÊS PERSONAGENS DA EVANGELIZAÇÃO
No processo de evangelização existe a participação de três pessoas: O evangelizador, o Espírito Santo e o evangelizando. O primeiro é aquele que proclama, anuncia e testemunha, apresentando ao evangelizando a pessoa de Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O Espírito é aquele que nos convence e nos converte para Verdade, abrindo o nosso coração para acolher Jesus como Senhor. O evangelizando é aquele que escuta a palavra e responde a Deus, ao seu chamado de Amor.
PASSOS PARA EVANGELIZAÇÃO
            Apresentamos, a seguir, algumas importantes orientações que os missionários devem observar, dentro do processo de evangelização que iremos realizar:
  1. A missão deverá ser sempre de dois em dois (1 homem e 1 mulher para evitar piadinhas ou causar medo (Ex: Piadinhas de homens para mulheres ou medo de uma mulher ser abordada por 2 homens), é fundamental a discrição e o respeito no vestuário utilizado. “NÃO PAQUERAR OU ESCOLHER PESSOAS PARA EVANGELIZAR”
  2. Deve apresentar-se, identificar-se como missionário da Igreja Católica, e oferecer uma mensagem para as pessoas ouvirem. Caso recusem, devem agradecer e deixar a pessoa com a bênção de Deus.
  3. Anunciar Jesus: Apresentar o querigma diretamente: Deus ama você! Dar o próprio testemunho.
  4. IMPORTANTE: Ao evangelizar deve-se procurar olhar nos olhos das pessoas que estão sendo evangelizadas, pois o olhar passa verdade, segurança e convicção.
  5. Levar as pessoas a quererem mudar de vida, experimentar o amor de Deus.
  6. Enquanto um fala, o outro ora – é muito importante a intercessão constante durante as abordagens.
  7. Postura de permanente acolhida, o tempo todo, independente das reações da pessoa abordada.
  8. É fundamental o Sigilo. Tudo o que o abordando disser deve ser guardado como “segredo de confissão” pelos missionários.
  9. Não discutir, não brigar. Somente amar o evangelizando.
  10. Não opinar sobre assuntos polêmicos, evitar debates desse tipo.
  11. Reclamações contra a Igreja (sobretudo neste momento difícil, com os recentes escândalos de pedofilia): Ponto delicado da evangelização. Procurar ter atitude de acolhida, sempre.
  12. Nada de tentar solucionar perguntas sobre doutrina e dogmas, pois o intuito, nesse momento, não é catequizar.
  13. Em relação a outras religiões, deve-se respeitar a fé de outras pessoas, mas dentro do possível, expressar com alegria a própria fé.
  14. IMPORTANTE: Não somos os “puros e esclarecidos”. A evangelização é sempre diálogo, um diálogo respeitoso.
  15. Ao mesmo tempo, é preciso não ter pressa, e construir o diálogo a partir da pessoa, mas também tomar cuidado com conversas de pessoas que queiram desviar o foco da evangelização.
  16. É preciso cuidado com piadas e brincadeiras, principalmente de tom irônico/sarcástico, pois nem todas as pessoas têm o mesmo senso de humor.
  17. DIFICULDADES: Casais de segunda união; pessoas que frequentam a Igreja e outras seitas e religiões ao mesmo tempo; é preciso possuir sempre uma postura de amor e de misericórdia, e não fazer julgamentos prévios.


    ATENÇÃO: Não compete ao evangelizador ensinar teorias, transmitir idéias, ou apresentar doutrinas; convencer o evangelizando com argumentos, citações bíblicas, sugestões ou qualquer tipo de manipulação dos sentimentos; suprir o evangelizando em sua resposta pessoal a Deus; chantagear ou assustar o evangelizando.
    O essencial é que seja mais testemunha do que mestre ou repetidor. Em um testemunho, manifesta-se não o que nós fizemos pelo Senhor, mas sim o que ele realizou em nossas vidas. Um exemplo maravilhoso é o daquele homem que Jesus libertou e a quem ensinou a dar testemunho: “Vai para a tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia” (Mc 5,19).
    PLANO DE LEITURA EM PREPARAÇÃO 

    PARA 

    ATIVIDADE MISSIONÁRIA:
    1º - AMOR DE DEUS
    Ler: Gênesis, cap. 1 - Deus Criador, Deus contempla Sua obra e vê que ela é boa, muito boa.
    Extra: Ler até cap. 2 - Deus cria o homem e a mulher.
    2º - O PECADO
    Ler: Gênesis, cap. 3 - Adão e Eva são tentados com a astúcia de satanás, cedem ao desejo e prazer da carne, e pecam. O pecado entra no mundo. O homem e a mulher não tem mais como habitar junto com Deus. Deus os "expulsa" por amor - porque se eles ficassem e comessem do fruto da árvore da vida (a árvore da vida eterna), viveriam ETERNAMENTE em pecado e fora da graça.
    Extra: Ler Romanos cap. 3, versículo 23 - Todos pecaram...
    Se eu me queimo a culpa é do fogo? Faz parte do fogo queimar. Pois faz parte do pecado trazer a morte.
    Observem como ADÃO E EVA pecaram, mas este pecado recai sobre TODOS nós. Portanto quando falamos do pecado, falamos como NOSSOS, não seus,ou deles.
    Que o próprio Deus que ama nos mostre com clareza esta realidade.
    3º - JESUS SALVADOR
    Ler: João, 1, vers. 1 - 17
    Números 21, vers. 7 - 9
     Basta olhar para Jesus
    João 3, vers. 14 - 18.
    Extra: Ler 2 Pedro 3 vers. 9. => Deus QUER QUE TODOS SE SALVEM!
    Romanos 3, vers. 23 e 24.
    4º - FÉ E CONVERSÃO
    Ler: Apocalipse 3, vers. 20
    João 3, vers. 1 - 8
    Extra: Romanos 10, vers. 9 e 10.
    Em todo o Evangelho, a fé sempre está grudada, linkada ao Espírito Santo: "crer e ser batizado", nos fala João, e assim é repetido também no Atos. Vamos ler em Coríntios que não é possível crer, professar a fé, senão pela ação do Espírito. Porém, quem abre o coração, quem dá o primeiro passo, como Jesus deixa tão claro na leitura de hoje no Apocalipse, somos nós!
    5° - ESPÍRITO SANTO
    Ler: Lucas 11, vers. 13
    Atos dos Apóstolos, 2, vers. 32 - 39
    É somente pelo Espírito que podemos nascer de novo. É pelo Espírito que conhecemos a Verdade, lembramos dela, guardamos ela (João 14, vers. 16, 17 e 26). Pelo Espírito podemos anunciar que Jesus é o Senhor (I Coríntios 12, vers. 3), e são os frutos do Espírito, e não da carne, que devem frutificar em nós (Gálatas 5, vers. 22 - 23). Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com ele!
    6° - A IGREJA, VIDA EM COMUNIDADE
    Ler: Atos 1, vers.13 e 14, e Atos 2, vers. 42.
    De nada adianta nascermos de novo se nascermos órfãos, não é? Muitas pessoas acham que basta acreditar em Deus. Ora, Deus não é Pai? Pois o que adianta ter um Pai na família, e só??? Sim, ele é muito importante, mas precisamos de uma mãe, seremos mais família se tivermos primos e irmãos, se possuirmos uma mesa para almoçarmos em família, e por aí vai. Lemos no 1º dia que Deus nos criou a Sua imagem e semelhança. Repare que Deus nos criou em família. Ou você conhece alguém que brotou nesse mundo? Mesmo as crianças orfãs são adotadas, são cuidadas por alguém. Precisamos entender que não podemos mais querer ser gerados por Deus Pai e vivermos por aí a esmo, achando que não precisamos da Família, a Igreja! Respectivamente temos Deus Pai, Maria, Mãe, Jesus, supremo Irmão, santos, nossos irmãos, e Santa Missa, nosso banquete junto com a comunidade. Os próprios apóstolos vivenciaram tudo isso. Quem somos nós para fazermos diferente, ou inventarmos as próprias regras???
    Que o próprio Espírito, o mesmo que permanecia com os apóstolos, nos ensine, e nos dê luz para entendermos esta verdade de fé.
    7º DIA - Mt 18, 10-14.
    10  Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.  
      11 Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.
    12 Que vos parece?  
      Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa  e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
    13 E se a encontra,  sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
    14 Assim   é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos .
    Leremos momentos importantes na Palavra de Deus onde a Boa Nova foi anunciada, transformando vidas! Creia que você está sendo enviado fazendo parte destes trechos do Evangelho, e através do teu sim e das tuas palavras, o Senhor transformará corações, vidas e irá consolar os que choram. Deus quer, você pode! Marcos 5, vers. 19.
    Lucas 24, vers. 13 - 32
    João 20, vers. 11 – 20
    DEUS CONTA COM VOCÊ !!!
    Projeto escrito por: Wescley da Silva Tamiarana
    Email e Orkut: wescley32@hotmail.com Tel: (11) 7236-2536 (vivo)
    Site: www.mjrccarqsp.com.br
    Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo.
    Anexo: O Conteúdo da Formação de Evangelizadores foi tirado do Projeto Jesus no Litoral – Ministério Jovem da RCC do Brasil – Renovação Carismática Católica do Brasil.